Nos últimos anos, muitas pessoas decidiram trabalhar por conta própria. Em 2021, a abertura de pequenos negócios bateu recorde, com mais 3,9 milhões de empreendedores registrados, segundo o Sebrae.
Ser o próprio chefe e alcançar o sucesso financeiro é o sonho de muita gente! Mas você sabe como fica a aposentadoria MEI?
Confira nesse artigo como funciona a aposentadoria para o microempreendedor individual e dicas de como garantir sua segurança financeira!

MEI tem direito a aposentadoria do INSS?
A segurança é talvez um dos principais empecilhos para quem quer deixar o mercado de trabalho tradicional.
A boa notícia é que a aposentadoria MEI também está prevista pela previdência social., mas é preciso estar atento às regras para se aposentar. Além de pagar o valor mensal referente a esse benefício, você precisa atender aos requisitos determinados pelo INSS.
Lembrando que para estar em dia com os tributos, os microempreendedores individuais devem efetuar o pagamento do DAS MEI. Guia do Simples Nacional que você começa a pagar depois de fazer seu cadastro e receber o número do CNPJ.
O recolhimento do INSS é de 5% do salário mínimo nacional. E cada categoria paga um valor determinado pela Receita Federal.
Quanto contribuir para garantir a aposentadoria MEI?
Quem faz a contribuição como MEI, precisa pagar pelo menos 180 meses, ou seja 15 anos, de pagamento da guia do DAS para ter direito à aposentadoria.
Além disso, a aposentadoria MEI também tem a idade como requisito. Para as mulheres poderem se aposentar precisam ter pelo 62 anos e para os homens a idade mínima é de 65 anos.
Importante dizer que essas regras já estão de acordo com o que diz a reforma da previdência. Em relação ao tempo de contribuição e a idade dos homens nada mudou. Apenas as mulheres precisam estar atentas a idade.
O período de transição se encerra em 2024, até lá a idade mínima que antes era de 60, aumenta 6 meses a cada ano. Com isso, a idade mínima em 2022 é de 61 anos.
Trabalho CLT, posso usar minha contribuição como MEI para somar na aposentadoria?
Muitas pessoas abrem um pequeno negócio, mas seguem com seus empregos com carteira assinada.
O que acontece nesse caso é que você pode ter direito a um valor diferenciado na aposentadoria. Mas, não necessariamente será assim, por isso, se tiver dúvidas busque um especialista em aposentadoria.
Qual o valor da aposentadoria MEI?
Como em qualquer outro benefício do INSS, o valor da aposentadoria MEI depende de alguns fatores. Mas, geralmente o valor será de 1 salário mínimo, considerando o pagamento dos 5% no DAs.
Além disso, vai depender da modalidade escolhida. E, caso a pessoa aumente a contribuição, pode ter um valor diferenciado.
Agora, se você realmente deseja fazer um planejamento financeiro para garantir tranquilidade para a sua aposentadoria, leia este texto até o final!
O que fazer para não depender apenas da aposentadoria MEI?
Depois da reforma da previdência muitas pessoas passaram a ter medo de não conseguir receber um benefício do INSS no futuro.
E não é para menos, as regras mais rígidas dificultam a aposentadoria. É possível que você não consiga manter o mesmo padrão de vida. Mas você sabia que tem como complementar sua aposentadoria MEI?
Sim, você consegue juntar dinheiro e ter uma vida mais tranquila. Um dos caminhos mais procurados por quem deseja um complemento de renda é a previdência privada.
Ainda não conhece esse tipo de investimento?
Pois bem, um plano de previdência privada funciona da seguinte forma: você aplica um valor mensal durante o tempo que quiser. Pode ser, por exemplo, o prazo que falta para sua aposentadoria. O valor é aplicado em um fundo de previdência privada e começa a render.
E o melhor, você decide se faz o resgate do valor todo de uma vez ou se recebe em parcelas mensais. Você ainda pode personalizar o plano e escolher o tipo que melhor se adequa a sua realidade.
Qualquer pessoa interessada pode fazer o plano, seja MEI ou não. É um excelente investimento para quem quer ter uma aposentadoria tranquila e confortável.
Quer saber como complementar sua aposentadoria MEI com um plano de previdência privada? A Saks é especializada em ajudar pessoas a juntar dinheiro e investir. Clique aqui e veja quanto seu plano pode render.