Pendurar as chuteiras pode ser ainda um sonho distante. Ou você pode estar chegando perto da hora de se aposentar. De todo modo, é importante entender sobre aposentadoria por idade.
Com as diversas mudanças da reforma da previdência, muita gente não sabe quando a hora da aposentadoria vai chegar.
Mas fique tranquilo! Com esse artigo você vai aprender tudo que precisa para se aposentar! Vamos lá?

Você sabe se pode receber aposentadoria por idade?
Primeiramente, vamos ver se você está apto a aposentadoria por idade.
Vamos ver quais as regras dessa modalidade oferecida pela previdência social (INSS).
Atualmente, para solicitar a aposentadoria por idade você precisa:
– idade: 62 anos no caso das mulheres e 65 anos para os homens;
– contribuição ao INSS: 15 anos para as mulheres e 20 anos para os homens
A idade mínima mudou apenas para as mulheres, antes era de 60 anos. Já para os homens a mudança foi no tempo de contribuição que antes era de 15 anos para ambos.
As novas regras estão valendo desde novembro de 2019. Então, caso já esteja perto da aposentadoria, fique atento às mudanças.
Caso ainda falte um tempo para chegar lá, aproveite para se preparar melhor. Uma das dicas é que você comece a poupar e investir para ter uma aposentadoria tranquila.
O que está valendo para aposentadoria por idade?
Você precisa estar atento às regras de transição. Caso a sua aposentadoria esteja chegando nos próximos anos, você vai precisar confirmar o que está valendo naquele ano.
Por exemplo, as regras para quem complementar a idade mínima em 2022 não serão as mesmas para 2023.
Este ano, 2022, a idade mínima está em 61 anos e 6 meses. A partir do ano que vem, a transição estará completa e os 62 anos começarão a valer no caso das mulheres.
Para os homens a idade não foi alterada, e para o período de contribuição não houve transição.
Lembrando que essas regras valem para quem começou a contribuir antes da reforma da previdência em 12/11/2019.
Como funciona?
Depois de verificar a questão da idade e do tempo, vamos ver como funciona a aposentadoria por idade.
O cálculo para o pagamento da aposentadoria também mudou. Veja como é feito o cálculo agora:
– é calculado uma média de todas as contribuições feitas desde julho de 1994 até a data do pedido.
– depois é aplicado o coeficiente de 60%, acrescentando 2% a cada ano que ultrapassar 15 anos para a mulher e 20 anos para o homem.
Uma coisa que precisa ser mencionada nesse ponto é que você pode usar a regra de descarte automático. Não sabe o que é isso?
Funciona assim, as contribuições mais baixas podem atrapalhar o cálculo da sua pensão. Então, você pode retirar esses valores do cálculo. Isso só funciona se você tiver mais tempo de contribuição que o necessário. Depois de tirar os menores valores precisa ter ainda os 15 anos para mulheres e 20 para os homens.
Como solicitar a aposentadoria por idade?
Já está preparado para solicitar sua aposentadoria por idade? Vamos ver o que você precisa fazer.
Primeiro confirme todos os seus dados. Faça uma análise do CNIS, documento do INSS que mostra seu extrato de contribuição.
É importante que você se certifique que todos os dados estejam corretos, com cada uma das suas contribuições realizadas durante sua vida de trabalho.
Talvez você precise da ajuda de um profissional para te orientar em caso de erros, ou até mesmo de dúvidas sobre o que é melhor para você.
Mas, independente de fazer sozinho ou não, você vai precisar de alguns documentos para fazer a solicitação. Veja a lista de documentos:
– carteira de Trabalho (todas a folhas);
– documento de identidade com foto;
– comprovante de residência;
– certidão de casamento (se for o caso);
– carnês de contribuição (caso tenha pagamentos no carnê);
– CTC/DTC (em caso de tempo em outro regime ou tempo de trabalhado em serviço público);
– PPP (em caso de trabalho especial);
– declarações, laudos médicos, em caso de pessoa com deficiência.
Você pode fazer o requerimento da aposentadoria por idade no site do INSS ou pelo aplicativo Meu INSS. Depois é só seguir as orientações fornecidas pela plataforma.

Você sabia que pode ter uma aposentadoria complementar?
Agora que você já tem as informações necessárias para saber se está apto a solicitar sua aposentadoria por idade, vamos a outro assunto.
Mas você tem um planejamento financeiro? E já pensou como se aposentar de maneira tranquila?
Felizmente, você pode se organizar para a aposentadoria em qualquer momento da sua vida. Estando perto ou longe de aposentar, é preciso pensar no assunto e juntar dinheiro para se preparar!
Uma das opções mais atrativas para aposentadoria é a previdência privada. Fazendo um plano de previdência privada você vai guardar parte do seu salário a cada mês para retirar quando se aposentar. E o melhor, você que escolhe o tipo de plano, quanto vai pagar e por quanto tempo.
O bom desse tipo de plano é que ele te ajuda a ter mais disciplina e ainda garante vantagens com relação ao imposto de renda.
E outra coisa, você não estará apenas juntando dinheiro, como em um cofre. Esse é um investimento que vai fazer seu dinheiro render. Ou seja, você resgatará o valor aplicado com juros.
Ficou curioso para saber mais sobre esse investimento? A previdência privada te ajuda a planejar sua aposentadoria por idade de maneira tranquila.