Aposentadoria… A idade de ouro, né? Depois de anos de trabalho e contribuindo com a previdência pública, poder descansar, viajar e aproveitar a vida. Usufruir do patrimônio que juntou a vida toda.
Mas, infelizmente, para quem não conseguiu poupar dinheiro e fazer investimentos ao longo da vida, vai ser mais difícil manter a mesma qualidade de vida. Especialmente se a única fonte de renda for a Previdência Social.
Se você está procurando uma aposentadoria complementar e outros tipos de investimento para aproveitar a terceira idade do jeito certo, confere as dicas que separamos no texto de hoje!

O INSS e a Previdência Social
O INSS é o principal modelo de aposentadoria no Brasil e foi criado com o objetivo de oferecer segurança ao trabalhador. Ele garante a renda do contribuinte e de sua família caso algum acidente ou problema de saúde aconteça. A aposentadoria e o auxílio-doença são exemplos de benefícios oferecidos ao trabalhador.
Todos os trabalhadores assalariados são obrigados a contribuir para a Previdência Social (INSS). As contribuições são descontadas do salário todo mês. Bom, já que somos obrigados a contribuir, esperamos que os benefícios sejam bons, né?
Então…
Na teoria, nós deveríamos receber uma remuneração mensal quando pararmos de trabalhar. A lei exige algumas coisas para que isso ocorra, como idade mínima ou tempo de contribuição. E na prática, como esses benefícios vão funcionar?
O dinheiro que paga o salário dos aposentados vem de quem ainda está trabalhando e contribuindo todos os meses com a Previdência Social. Esse modelo é muito similar ao de outros países. E, ao redor do mundo, governos começaram a ter problemas de déficit nessa conta. O mais comum é que o número de aposentados aumente, enquanto o de trabalhadores ativos diminui.
É como se você gastasse mais do que ganha. No final do mês, não consegue pagar a fatura do cartão de crédito. Daí seu orçamento fica negativo, não é mesmo?
No caso do Brasil, o governo acaba financiando esta diferença. O problema é que nos últimos anos esta conta está ficando cada vez mais negativa. Lembra daquela famosa discussão sobre a Reforma da Previdência Social?
Bom, de todo jeito, é legal contar com outras opções, coisas que podemos controlar.
É por isso que, com este artigo, vamos mostrar como a sua situação financeira atual, a inflação e os cuidados com sua saúde podem afetar o seu patrimônio no futuro.
Para se aposentar de forma tranquila é importante ter um orçamento claro, sabendo o quanto você gasta e investe. Se você está em dúvida se é hora de aposentar, confira nossas dicas!
9 pontos que mostrarão se você está pronto ou não para se aposentar
1. Tá sofrendo para pagar os boletos?
O objetivo é se aposentar de maneira confortável e ter uma qualidade de vida boa. E é claro, aproveitando mais seu tempo livre, o que o trabalho até então não permitia.
Se terminar de pagar as contas do mês ainda é um desafio, esse é um sinal de que talvez não seja a hora de se aposentar.
Pode ser que você queira viajar e fazer mais atividades de lazer. As despesas com saúde também costumam crescer. Por isso, é importante estar confortável pagando suas contas atuais, já que no futuro elas podem aumentar.
2. Dívidas
É comum ter algumas dívidas ao longo da vida. Financiar a casa, uma troca de carro e por aí vai. Porém, se essas dívidas ainda são uma realidade para você, esse é um sinal de que talvez não seja hora de parar de trabalhar.
O legal é terminar de pagar esses compromissos. Por mais que isso signifique trabalhar por mais um tempo, vai proporcionar uma aposentadoria mais tranquila. Sem preocupações com parcelas vencendo todo mês.
3. Contas grandes devem estar fora de vista
Não tem porque você se aposentar se está pensando em assumir contas grandes. O ideal é que as despesas de custos mais elevados (como uma reforma na casa) sejam concluídas enquanto ainda se está trabalhando.
Caso algo dê errado no meio do caminho, algumas despesas extras provavelmente vão aparecer e isso pode comprometer o orçamento da sua aposentadoria.
4. Você já tem um planejamento mensal?
Mesmo se aposentando, as contas ainda chegam todo mês.
É importante que tudo esteja organizado em um planejamento de gastos. Você deve saber quanto vai gastar e retirar mensalmente da sua reserva.
Para ter essas informações, pode ser interessante observar pelo menos os cinco últimos anos dos seus custos.
O tempo de aposentadoria pode ser longo, então simule seus gastos observando como você se comportou nos últimos anos.
Despesas com alimentação, transporte e lazer, por exemplo, podem diminuir ou aumentar de um mês para outro. Quando você aumenta o prazo de referência e se baseia em um período de tempo maior, geralmente consegue um resultado melhor.
Dessa forma, também fica mais fácil saber se seu patrimônio é o suficiente para se aposentar ou se você ainda precisa poupar dinheiro por mais tempo.
5. Fique de olho na inflação!
A inflação é uma antiga e inconveniente companheira da população brasileira. Mas não é possível ignorar que ela existe e afeta (muito!) nossas despesas. Com o avanço da idade, viver fica mais caro e você precisa estar ciente de como isso vai afetar sua aposentadoria.
Com a inflação, os produtos e serviços ao nosso redor, tudo aquilo que consumimos, encarece. Então, quando se faz um planejamento financeiro para uma aposentadoria, é importante lembrar que seu poder de compra diminui com os anos. Por isso, parte da rentabilidade do seu dinheiro é “perdida” (seu dinheiro rendeu, mas também perdeu valor).
6. Diversificação é tudo
Além disso, se você ainda tem muitos anos pela frente, ter investimentos arriscados pode ser interessante. Isso porque perdas a curto prazo são momentâneas e necessárias para se aproveitar ganhos maiores no futuro.
Quando você está próximo de se aposentar a história é outra. O foco não deve estar em buscar grandes rentabilidades, mas sim em preservar o valor que você já acumulou. A diversificação continua sendo importante, porém, sempre em modalidades de investimento conservadoras.
Vamos supor que você está aposentado e possui investimentos arrojados. Se alguma emergência aparecer e você precisar de dinheiro, pode acabar saindo no prejuízo. Isso porque um investimento arriscado tem altos e baixos e sacando o dinheiro em uma crise, o investidor não tem a chance de esperar o mercado se recuperar.
Esses erros podem comprometer o seu planejamento e, por isso, é melhor preservar o dinheiro que você já poupou.
E não se esqueça que poupar e acumular estão muito relacionados com saber investir o dinheiro economizado. Saiba mais no artigo: Investimentos financeiros: qual a diferença entre poupar e investir?
7. E aí, você está pronto para uma vida mais
Você é uma daquelas pessoas que têm medo de achar uma aposentadoria entediante? Caso sim, é melhor ficar atento e talvez procurar alguma ocupação antes de se aposentar de fato.
O tédio pode fazer você gastar mais e isso atrapalha um planejamento financeiro.
Uma dica legal é procurar por ocupações como voluntariado em ações sociais ou um hobby novo, por exemplo.
8. Você ainda ama seu trabalho?
A aposentadoria não é uma obrigação e sim um padrão social. Você não é obrigado a parar de trabalhar só porque atingiu certa idade.
Se trabalhar é algo que te faz feliz e te motiva, continue fazendo isso. Essa escolha também pode trazer benefícios, além do financeiro. Você mantém sua mente ativa, tem mais interação social, dá um propósito ao seu dia a dia e ainda fica com uma sensação de realização.
Isso pode te ajudar a ser mais saudável e ativo enquanto envelhece. =)

9. Por fim: prepare-se para a mudança
Agora vamos ao ponto principal!
Se a pergunta “você está pronto para se aposentar?” não foi fácil de responder, mesmo após ter lido todos esses pontos, talvez você já saiba a resposta.
Não tem como fugir: a aposentadoria é uma mudança muito grande na vida de qualquer pessoa. Você tem que estar disposto a encarar esse desafio emocional e financeiro com muita organização.
Um planejamento financeiro bem feito permite evitar riscos, ajustar suas economias sempre que precisar, avaliar dívidas e despesas. E é claro: considerar o efeito da inflação.
Tudo isso vai te dar uma aposentadoria tranquila e muito mais feliz!
E aí, já tá juntando dinheiro para se aposentar? Na Saks, isso fica bem mais fácil e divertido. No nosso app você cria objetivos e simula seu futuro. Quer experimentar? É só clicar aqui.