Como investir seu dinheiro? Passo a passo para iniciantes

Quer investir seu dinheiro, mas ainda tem dúvidas sobre como começar? Aqui tem um passo a passo simples e didático para você não errar!

Quem pensa que investir é só para quem tem muito dinheiro ou para quem entende muito do mercado de investimentos não poderia estar mais enganado. Se você chegou até aqui é porque já sabe que não é bem assim e quer aprender como investir seu dinheiro de forma fácil e eficiente.

A boa notícia é que, no artigo abaixo, vamos explicar, de um jeito bem simples e didático, os principais pontos do mundo dos investimentos para quem é iniciante no assunto. E o melhor: vamos te dar um passo a passo para você começar a colocar o seu dinheiro para trabalhar a seu favor.

Vamos conferir?

Você sabe o que são investimentos?

Investimentos são operações de compra e venda de ativos, que envolvem uma expectativa de retorno financeiro. É importante entender que investir não é sinônimo de poupar. Investir significa, na verdade, aplicar seu dinheiro com o objetivo de obter mais dinheiro.

Existem diversos tipos de investimentos no mercado — e falaremos sobre as melhores opções para você mais adiante. Mas para quem está começando, o primeiro passo é entender que os investimentos são divididos em dois tipos: investimentos de renda fixa e de renda variável.

Tipos de investimento. Renda fixa: É um título de dívida no qual o investidor contribui para o financiamento de algum objetivo. Nesse caso, o investidor recebe o dinheiro emprestado acrescido de juros. Renda variável: Tem uma taxa ou um indicador econômico que vai determinar o retorno do ativo. A rentabilidade depende de fatores de mercado.

O que são investimentos de renda fixa?

Como o próprio nome já diz, investimentos de renda fixa são aqueles que oferecem uma previsibilidade de ganhos para quem investe. Ou seja: a taxa de rendimento sobre o valor investido é definida no momento da aplicação.

Investimentos desse tipo, que costumam ser um bom negócio para quem está começando no mundo dos investimentos, envolvem a compra de títulos públicos ou privados. É como se o investidor fizesse um empréstimo para o emissor e, após um determinado período, recebesse o valor de volta, com o acréscimo das taxas de juros e correção monetária.

Entre os principais tipos de investimentos de renda fixa estão o Tesouro Direto, o Certificado de Depósito Bancário (CDB) e a própria poupança. Vale ressaltar que esse tipo de investimento é conhecido no mercado por ser mais seguro para o investidor, mas, ao mesmo tempo, ele também tende a trazer menos retorno.

O que são investimentos de renda variável?

Os investimentos de renda variável são aqueles que não têm um retorno previsível e que têm sua rentabilidade atrelada às condições do mercado. É o caso das ações de uma empresa, por exemplo. Quem compra esse tipo de ativo tem a expectativa de receber mais do que investiu, mas não é possível prever se de fato vai e quanto será esse retorno.

Além das ações de empresa, os Fundos Imobiliários e os Exchange Traded Funds (EFTs) são os exemplos mais comuns de investimentos de renda variável. Apesar de oferecer mais riscos para o investidor, é esse tipo de investimento que, geralmente, traz mais retorno financeiro para quem investe. 

Leia também: Como decidir onde investir meu dinheiro para render mais?

Por que investir seu dinheiro?

Se além de não saber como investir seu dinheiro, você também sente insegurança em relação à operação e não tem certeza se esse é mesmo um bom negócio, queremos te dar alguns motivos que explicam por que você deve começar a investir.

O primeiro motivo tem a ver com planejar seu futuro. Mesmo que você acredite que dinheiro não traz felicidade, é inegável que ele é um viabilizador para a realização dos seus sonhos e para a concretização dos seus objetivos. Para chegar onde quer, você, possivelmente, vai precisar de recursos financeiros e investir é o melhor caminho para poupar esses recursos e os fazer render.

O segundo fator que explica a importância de investir está relacionado à reserva de emergência. Quem nunca precisou lidar com um imprevisto e passou aperto que atire a primeira pedra, não é mesmo? Poupar uma quantia mensalmente e colocar esse dinheiro para render é um ótimo caminho para que você esteja mais preparado na próxima vez que imprevistos acontecerem.

E, claro, não podemos falar sobre investimentos, sem falar sobre ela: a aposentadoria. Você não vai querer trabalhar até o fim da vida, não é? Depender do INSS é, no mínimo, arriscado para quem quer viver com tranquilidade no futuro. Por isso, investir também é importante para que você construa patrimônio e possa ter a aposentadoria que merece.

Como investir seu dinheiro: passo a passo

Agora que você já sabe o que são investimentos, os principais tipos e por que investir é tão importante para o seu futuro, queremos te dar algumas dicas práticas sobre como investir seu dinheiro. Não pense que, para começar, você só precisa querer.

A verdade é que para investir de forma adequada e garantir a melhor rentabilidade possível para você, é fundamental seguir alguns passos. Não se preocupe! São passos simples, que você pode começar a dar a partir de hoje.

Organize sua vida financeira

Começar a investir seu dinheiro enquanto você se atrapalha com as despesas do dia a dia e se confunde com as dívidas que tem para quitar, geralmente, não é uma boa ideia. O melhor caminho é você organizar sua vida financeira, conhecendo suas receitas e despesas e tendo condições para planejar quanto da sua renda você pode direcionar para investimentos.

Conheça seu perfil de investidor

Uma das variáveis a serem consideradas para definir o investimento mais adequado para você é conhecer o seu perfil de investidor. Você é mais conservador, e não gosta de correr riscos, ou tem um perfil mais agressivo, e prefere arriscar e ter a chance de obter uma rentabilidade maior? Essas são perguntas que você precisa responder antes de começar a investir. Acredite: o autoconhecimento financeiro é fundamental para acertar na hora de investir.

Identifique seu objetivo financeiro

Você quer investir para que, exatamente? Para se aposentar com mais tranquilidade ou para pagar a faculdade do seu filho? Para construir um patrimônio para sua família ou para realizar a viagem que você tanto deseja? Identificar seus objetivos e, especialmente, entender se eles são de curto, médio ou longo prazo é fundamental para que você invista de maneira assertiva.

Pesquise sobre os principais ativos do mercado

Com a sua vida financeira organizada, conhecendo seu perfil de investidor e tendo seus objetivos financeiros estabelecidos, é hora de pesquisar sobre as opções de investimento disponíveis. Busque entender os detalhes de cada aplicação e selecionar as melhores alternativas para você. 

Leia também: Qual a melhor aplicação financeira para iniciantes?

E agora, como escolher um bom investimento?

Se você cumpriu o passo a passo que fornecemos acima, podemos afirmar que você está pronto para escolher as melhores opções de investimento para a sua realidade financeira. Para resumir o que, além dos critérios citados, você precisa levar em conta para escolher um bom investimento, podemos pontuar três aspectos: prazo, liquidez e risco. Isso é o que você precisa considerar para acertar na escolha.

O mais importante é você ter em mente que investimento é um aprendizado constante e que não dá para sair acreditando em tudo que dizem por aí. E não se esqueça: diversificar a carteira de investimentos é sempre um bom caminho para aumentar sua chance de retorno.

Por que investir em previdência privada?

A previdência privada é uma ótima opção de investimento para você. Além de ser uma boa escolha quem quer ter uma condição financeira confortável quando o merecido descanso chegar, esse também é um tipo de investimento interessante para quem quer realizar sonhos e alcançar a liberdade financeira. As vantagens dizem respeito, especialmente, às condições fiscais favoráveis.

Quem investe em previdência privada, por exemplo, pode pagar a alíquota de apenas 10% referente ao imposto de renda, na hora do resgate, se mantiver o dinheiro aplicado durante um prazo maior. Em outros tipos de investimento, a menor alíquota é 15%, e isso faz a previdência privada ser uma opção interessante.

Além disso, existem vários fundos de previdência, que envolvem diversas estratégias de investimento — e você pode escolher a que faz mais sentido para sua realidade financeira. Outro benefício está relacionado ao acesso dos beneficiários ao patrimônio construído. Na ausência do investidor, a previdência privada elimina a necessidade de um inventário e o dinheiro acumulado pode ser direcionado aos beneficiários de forma mais rápida e barata. Veja mais benefícios no vídeo:

E quer saber a melhor parte? É possível contratar o seu plano direto pelo seu celular. A Saks, primeira Savetech da América Latina, criou um novo jeito de investir em previdência privada focado, principalmente, na segurança, na performance, na praticidade e na flexibilidade do seu investimento.

Para simular ou contratar o seu plano de previdência, basta baixar o aplicativo da Saks (Google Store ou Apple Store) e seguir alguns passos simples. E um dos nossos grandes diferenciais é que você pode fazer seus aportes mensais pelo boleto, cartão de crédito ou Pix. Prático, não é mesmo?

Caso você tenha dúvidas e queira explicações sobre alguns pontos antes de contratar seu plano, especialistas da Saks estão disponíveis por meio do nosso chat e podem te ajudar a entender como investir seu dinheiro de forma adequada e eficiente.

E aí? Gostou do post? Agora que você já sabe como começar a investir, é só colocar a mão na massa e fazer seu dinheiro trabalhar a favor do seu bolso!

Se você gostou desse artigo, vale a pena ler:

Invista no seu futuro:
assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Continue lendo

Dicas de educação financeira para seu dinheiro render

Sempre é tempo de aprender a lidar com as finanças e descobrir os melhores caminhos para organizar a sua vida financeira e colocar o seu dinheiro para trabalhar em prol da realização dos seus sonhos. Saiba mais sobre educação financeira.

O que fazer com o dinheiro da hora extra?

O que fazer com o dinheiro da hora extra?

Apesar de ser um fator comum no mercado de trabalho, a hora extra ainda é um assunto que causa dúvidas em muita gente. Mas, não se preocupe! Aqui, além de resolver suas dúvidas, vamos te mostrar como você pode colocar o dinheiro da hora extra para trabalhar a favor do seu bolso!

Entenda o que é deflação e seu impacto na sociedade

Entenda o que é deflação e seu impacto na sociedade

A deflação é um fenômeno econômico que não costuma aparecer nos noticiários. Ele é o oposto da inflação, a alta generalizada dos preços. Mas será que essa variação é algo positivo para a economia? Descubra no artigo!

Escanei o QR Code

Assine nossa Newsletter

Complete os campos abaixo para baixar nosso App