Como poupar dinheiro e começar a investir?

Confira o nosso passo a passo de como poupar dinheiro e saiba a importância de investir o valor acumulado em bons investimentos.

Poupar dinheiro é uma daquelas metas de Ano Novo que muitas pessoas deixam engavetadas porque não sabem como começar. No entanto, esse é um hábito que deve ser estimulado em todos os momentos, pois permite uma maior liberdade, estabilidade e controle da vida financeira. 

E para quem deseja começar a investir, é fundamental saber como poupar dinheiro. Um bom investidor precisa desenvolver o hábito de guardar dinheiro e saber onde investir para que ele renda mais.

Neste artigo ensinaremos passo a passo para poupar dinheiro e daremos algumas dicas para que você possa investir com sabedoria! 

Vamos lá?

Por que poupar dinheiro?

O hábito de poupar dinheiro é importante para formar patrimônio, ter controle das finanças, investir com sabedoria e desenvolver a educação financeira. É diferente de ganhar um grande prêmio ou uma bonificação alta no trabalho. No segundo caso, a pessoa não desenvolve a educação financeira e essa quantidade recebida costuma acabar rapidamente.

Já no primeiro caso, que é quando você trabalha, economiza, corta gastos e vê seu patrimônio crescer pouco a pouco, você aprende a importância de cuidar melhor do dinheiro.

E há muitos benefícios em poupar dinheiro, os principais são:

  • Permite realizar sonhos;
  • Melhora a saúde financeira;
  • É necessário para planejar o futuro;
  • Consegue prevenir imprevistos financeiros;
  • Permite pagar dívidas;
  • Oferece mais segurança, conforto e tranquilidade;
  • É essencial para investir e aumentar o patrimônio.

Portanto, se você quer ter uma vida financeira melhor daqui alguns anos ou até décadas, é preciso começar a poupar agora. 

Leia também: O que são investimentos inteligentes? Conheça a melhor opção

Passo a passo para poupar dinheiro

E para te ajudar a alcançar esse objetivo, preparamos esse passo a passo com todas as dicas para você economizar e guardar seu dinheiro com sabedoria. Acompanhe!

Liste suas receitas e despesas

Comece organizando as suas finanças e para fazer isso, liste suas receitas e despesas. É muito importante saber quanto você ganha e quanto você gasta todo mês para identificar o quanto sobra ou quanto teria que sobrar para alcançar o seu objetivo. 

Organizar e entender a vida financeira é o que permitirá planejar o seu futuro, criar metas, ter objetivos financeiros e alcançá-los com disciplina. 

Crie uma planilha financeira

Para uma melhor organização, crie uma planilha financeira e insira todos os seus gastos e receitas do mês. Isso te ajudará a monitorar os indicadores coletados mês a mês e será uma forma de acompanhar a sua evolução ao longo do hábito de poupar dinheiro. 

Dessa forma, você pode conferir como tem gastado seu dinheiro todos os meses, quais despesas aumentaram, quais diminuíram, se houve aumento da receita e se foi possível poupar em cada mês. 

Identifique e elimine os gastos desnecessários

Nem sempre sobra dinheiro no final do mês para poupar, por isso, o próximo passo é identificar e eliminar os gastos desnecessários. Ao eliminar esses gastos, você tem a oportunidade de usar seu dinheiro com mais sabedoria, inclusive poupando mais a cada mês.

Como gastos desnecessários, considere tudo aquilo que é um gasto e que não traz benefícios ou que não é usado. Como um plano de TV a cabo que ninguém usa, ou um streaming que você assinou e não tem tempo para assistir, por exemplo.

Faça escolhas inteligentes

E por último, é importante fazer escolhas inteligentes para suas finanças. Isso inclui substituir produtos e serviços por opções mais econômicas, como o plano anual da academia com desconto ao invés de pagar mensalmente, combos de serviços com desconto ao invés da contratação individual, entre outras opções.

Também tenha cuidado com as compras por impulso, as famosas compras não planejadas. Comprar sem planejamento poderá te fazer gastar mais do que o orçado. 

Clique para baixar o App da Saks e investir na sua previdência privada

Entenda a importância da educação financeira

É importante compreender que uma vida financeira equilibrada, segura, organizada e sob controle requer entender a importância da educação financeira. 

Esse é um conceito e também uma habilidade que deve ser desenvolvido desde a infância até a vida adulta. É na infância que temos o primeiro contato com o dinheiro, é quando entendemos que existe um orçamento familiar. E saber como funciona as finanças da família, permite que as crianças aprendam a lidar melhor com o dinheiro. 

Por outro lado, a educação financeira oferece muitos benefícios em qualquer fase da vida. Você aprende a lidar melhor com o dinheiro, a fazer escolhas mais assertivas, a não gastar sem planejamento, a investir com mais segurança, a construir um patrimônio e a usar o dinheiro para realizar seus sonhos.

Economizei, e agora? Invista!

Economizar e poupar não é tudo, você também precisa saber como investir esse dinheiro! Afinal de contas, dinheiro parado é dinheiro perdido, pois quanto mais o tempo passa, mais o seu dinheiro é engolido pela inflação. E isso significa que seu dinheiro perde poder de compra com o passar do tempo se ele permanece parado em uma conta. 

Além disso, você deixa de aproveitar as oportunidades de fazer seu dinheiro render mais ao deixá-lo parado em uma conta. Quando você investe, você faz com que seu dinheiro trabalhe para você e renda mais, permitindo alcançar seus objetivos financeiros ainda mais rápido. 

Veja as vantagens de investir o seu dinheiro

Há muitas vantagens em investir dinheiro, sendo a principal delas fazer seu dinheiro render mais. Conheça as principais vantagens de investir o dinheiro poupado e como isso pode ser benéfico para você:

Valorização do dinheiro

A primeira vantagem é que seu dinheiro não sofre com a desvalorização por causa da inflação. Com o passar do tempo, o custo de vida se torna mais caro, os preços dos alimentos sobem, os custos com moradia aumentam e os gastos de um modo geral se tornam maiores. Por isso, deixar o dinheiro preso em uma conta faz com que ele perca valor. 

Já em um investimento inteligente, seu dinheiro renderá acima da inflação e você ainda fará seu patrimônio aumentar. Por isso, ao investir você verá a valorização do dinheiro, em vez da desvalorização, como seria em uma conta ou investimento que rende abaixo da inflação.

Leia também: Por que escolher investimentos internacionais?

Estabilidade financeira

Investir também oferece a vantagem de uma maior estabilidade financeira. Ao colocar seu dinheiro em um investimento, é possível protegê-lo de problemas econômicos e outras situações que podem afetar a economia.

Além disso, você garante que seu dinheiro continue rendendo e aumentando o seu patrimônio, algo essencial para ter maior controle das finanças e garantir a estabilidade financeira da sua família.

Aumento do patrimônio

E por falar nisso, o aumento do patrimônio é outra vantagem de investir seu dinheiro. Deixar seu dinheiro guardado não fará com que ele aumente de forma passiva. Em vez disso, você terá que trabalhar e continuar poupando se quiser ter um patrimônio maior.

No entanto, ao investir você conta com a ajuda dos rendimentos do seu investimento para aumentar o patrimônio e fazer com que seu dinheiro renda de forma passiva, sem ter que trabalhar sozinho para isso acontecer.

Realização de sonhos

A realização de sonhos é outra grande vantagem de investir. Quanto mais você investe, mais seu patrimônio cresce. E isso também amplia as oportunidades de realizar seus sonhos, começar projetos, tirar seus planos do papel e fazer tudo aquilo que sempre quis. Afinal de contas, é para isso que queremos ter dinheiro e estabilidade financeira: poder viver nossos sonhos ao lado de quem amamos!

Qual é a melhor opção de investimento para você?

Para encerrar, você precisa saber qual é a melhor opção de investimento para aplicar o seu dinheiro. Saiba que existem muitas opções de investimentos e ativos, mas cada uma dessas opções possui características muito diferentes. 

Contudo, um investimento que é recomendado para quem está começando e que possui grandes vantagens é a previdência privada!

Esse é um investimento onde você contrata um plano previdenciário que pode ser usado para complementar a sua aposentadoria ou para qualquer objetivo financeiro que você tenha.

Ao contratar esse plano, seu dinheiro é investido em um fundo previdenciário, onde ele será gerenciado por um gestor profissional e altamente qualificado para que seu dinheiro renda muito mais. 

Na previdência privada, você pode fazer aportes mensais ou periódicos, e depois da fase de acumulação, você pode desfrutar do seu dinheiro como preferir, podendo resgatar o valor total, parcial ou ainda receber uma renda mensal vitalícia. 

Sem dúvidas, investir em previdência privada é uma das melhores opções, pois oferece vantagens como benefícios fiscais, sucessão patrimonial facilitada, aumento do patrimônio, estabilidade financeira, portabilidade facilitada, sem idade mínima para contratação, gestão especializada e muito mais. 

Clique para baixar o App da Saks e investir na sua previdência privada

A Saks ajuda você a investir em previdência privada.

O melhor de investir em previdência privada é que você pode contar com a Saks para te ajudar a escolher a melhor opção de investimento para você e sua família. Saiba que é muito fácil contratar seu plano previdenciário com a Saks, você só precisa baixar o nosso app pela Apple Store ou Google Play Store e selecionar o plano que preferir. 

A Saks oferece vantagens imperdíveis, como taxas administrativas que são justas, sem taxas de carregamento e muito mais facilidade ao investir em previdência privada. Por isso, conte com a Saks para aplicar o dinheiro economizado em um bom investimento. Você pode conversar com a nossa equipe para tirar dúvidas através do chat e outros canais de atendimento.

Se você gostou desse artigo, vale a pena ler:

Invista no seu futuro:
assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Continue lendo

Dicas de educação financeira para seu dinheiro render

Sempre é tempo de aprender a lidar com as finanças e descobrir os melhores caminhos para organizar a sua vida financeira e colocar o seu dinheiro para trabalhar em prol da realização dos seus sonhos. Saiba mais sobre educação financeira.

Escanei o QR Code

Assine nossa Newsletter

Complete os campos abaixo para baixar nosso App