Como reduzir as despesas e começar a investir?

Saiba como reduzir as despesas, começar a investir e fazer seu dinheiro render da melhor forma.

A receita para juntar dinheiro e acumular patrimônio é uma só: reduzir despesas e começar a investir quanto antes! Só que esse processo pode ser muito árduo para algumas pessoas. Se esse é o seu caso, saiba que é perfeitamente possível começar aos poucos, cortando alguns gastos supérfluos e adotando bons hábitos financeiros.

Neste post, vamos dar dicas simples de como reduzir as despesas de forma gradual para poder investir e apresentar uma opção de investimento vantajosa para todos os perfis: a previdência privada! Acompanhe.

8 dicas para reduzir as despesas e começar a investir já!

Não tem jeito, se você quer investir dinheiro para garantir seu futuro, será necessário cortar alguns gastos. Mas, planejando direitinho, dá para fazer isso sem sacrifícios. Confira algumas formas de diminuir as despesas e fazer com que sobrem mais recursos para investir.

Faça um planejamento financeiro

Não há como cortar gastos sem se planejar muito bem. Por isso, o primeiro passo é criar um planejamento financeiro, listando todas as suas despesas fixas e estabelecendo metas de curto, médio e longo prazo. Isso vai ajudar você a administrar melhor os recursos disponíveis e gerenciar suas finanças de forma mais inteligente.

Organize seu orçamento

Outra dica fundamental é controlar o orçamento, levantando os seus rendimentos e os seus gastos, e organizando-os em uma planilha ou app. É preciso visualizar claramente quanto dinheiro entra e sai todos os meses e garantir que essa equação não esteja desequilibrada.

Identifique as suas prioridades

Infelizmente, não é possível gastar com tudo que se deseja. É preciso estabelecer prioridades financeiras, buscando reduzir ou eliminar excessos para sobrar mais dinheiro. Um bom começo é classificar suas despesas em essenciais, importantes e supérfluas, por exemplo. Assim, você consegue entender o que pode ou não ser cortado.

Renegocie e quite suas dívidas

Se você tiver dívidas pendentes, precisa quitá-las antes de começar a investir. A dica é renegociar os débitos com seus credores, buscando prazos e condições de pagamento mais favoráveis. Por isso, procure seu banco ou a administradora do cartão de crédito e entrem em um acordo quanto antes.

Leia também: Melhores investimentos: faça o dinheiro trabalhar por você

Mude seus hábitos de consumo

Outra dica preciosa é adotar hábitos de consumo mais sustentáveis. Evite ceder ao consumismo e às compras por impulso, corte gastos desnecessários, cancele assinaturas e serviços que você não usa tanto, opte por marcas com melhor custo-benefício etc. Vale tudo para consumir de forma mais inteligente e economizar!

Pesquise e compare preços

Pesquisar e comparar os preços de diversas lojas também ajuda a poupar dinheiro. Os lojistas conseguem negociar preços mais competitivos com os fornecedores e, assim, oferecer descontos e promoções aos clientes. Por isso, pode haver muita variação no mercado. Com a internet, pesquisar preços ficou muito mais fácil, e você pode usar essa praticidade para economizar no fim do mês.

Faça compras com cashback

Outra conveniência oferecida pela tecnologia são as plataformas de cashback, que “devolvem” uma porcentagem do dinheiro gasto em forma de crédito para compras futuras. Essa é uma excelente estratégia para reduzir as despesas, já que parte dos seus gastos retorna para você. Só não vale comprar sem necessidade, para apenas usar o cashback.

Utilize cupons de desconto

Para quem compra muito pela internet, a melhor dica é acompanhar as ofertas das lojas virtuais. Elas costumam oferecer cupons de desconto, que são uma ótima forma de economizar nas compras do dia a dia e fazer o dinheiro render.

Por que investir é a melhor opção para o seu dinheiro?

Até agora, falamos bastante sobre formas de economizar. Mas não basta poupar, é preciso investir e fazer o dinheiro render. Essa é, de fato, a forma mais inteligente de ganhar mais dinheiro. E o melhor: investir é para todo mundo, já que há ativos e fundos voltados para os diferentes perfis de investidor.

Além de proteger o capital, evitando que o dinheiro perca poder de compra por causa da inflação, os investimentos ajudam você a alcançar seus objetivos financeiros, a constituir um patrimônio no longo prazo e a se precaver contra crises no futuro. Investir leva à independência financeira e com certeza é recompensador!

A previdência privada é a melhor opção de investimento

Agora, talvez você esteja se perguntando qual é o melhor investimento. Uma das alternativas mais vantajosas do mercado é a previdência privada. Trata-se de uma forma simples de investir seu dinheiro, cujo objetivo é a acumulação de patrimônio ao longo do tempo.

Em geral, os planos de previdência são associados a um complemento para a aposentadoria, mas essa não é uma regra: eles podem ser utilizados para diferentes objetivos financeiros.

Alguns dos benefícios da previdência privada são:

Diversificação de ativos

Hoje, existem inúmeras opções de fundos previdenciários. Os recursos desse tipo de investimento podem ser aplicados em ativos mais tradicionais, como os de renda fixa, ou até nos mais arrojados, como os de renda variável (ações, por exemplo).

Por isso, a previdência é uma boa maneira de diversificar a carteira de investimentos, proteger o capital e potencializar os rendimentos.

Ausência de come-cotas

Outra grande vantagem é que a previdência privada não está sujeita à cobrança do come-cotas, uma espécie de antecipação semestral do Imposto de Renda.

O tributo come-cotas incide sobre vários fundos de investimentos, com alíquotas entre 15% e 20%, dependendo do prazo. Ele recebe esse nome porque a taxa é descontada em forma de cotas do fundo, impedindo-as de continuar a render.

Leia também: Entenda a importância da gestão de investimentos

Benefícios fiscais

Os planos previdenciários também apresentam diversos benefícios fiscais em relação ao Imposto de Renda. O beneficiário do plano pode escolher se a tributação será progressiva ou regressiva, de acordo com o seu objetivo – se de longo ou de curto prazo. Dependendo do tipo de tributação e do tempo que o dinheiro ficou aplicado, a economia pode ser enorme!

O PGBL pode ter dedução de até 12% no Imposto de Renda. Enquanto a tabela regressiva pode chegar a uma alíquota de apenas 10% no momento do resgate.

Portabilidade facilitada

A portabilidade é outro aspecto vantajoso da previdência privada. Se o titular se arrepender de ter feito um plano com determinada instituição, pode migrar para outra sem prejuízos ou burocracias, contanto que a mudança seja para o mesmo tipo de plano (VGBL ou PGBL). Também é possível trocar de fundo previdenciário dentro da mesma instituição financeira, em busca das melhores taxas e condições.

Vale ressaltar que a portabilidade só pode ser feita a partir do período de carência.

Sucessão patrimonial facilitada

A previdência privada é uma excelente opção para a sucessão patrimonial, já que não entra no inventário. O dinheiro investido passa diretamente para os beneficiários do titular, de forma menos burocrática que outros investimentos.

Além disso, no caso do VGBL, não há a cobrança do ITCMD (Imposto de transmissão causa mortis e doação) cobrado em alguns estados, já que a legislação encara esse tipo de plano de previdência como um seguro, não tributável. Isso faz com que a previdência privada seja uma alternativa interessante para diminuir as despesas no processo de transmissão.

Veja nosso vídeo sobre previdência privada:

Comece a investir na previdência privada com a Saks

Ao longo deste texto, você teve acesso a muitas dicas de como reduzir despesas para investir. Também aprendeu mais sobre a previdência privada e seus benefícios. Agora, chegou a hora de dar aquele passo adiante e iniciar os investimentos. Você pode contar com a nossa ajuda nessa tarefa!  

A Saks tem vários fundos de previdência privada, voltados para diferentes perfis e objetivos de investimento. Os aportes financeiros são realizados pelo nosso aplicativo, disponível na Apple Store e na Play Store, com total praticidade e zero burocracia! 

Os aportes podem ser feitos por Pix, cartão de crédito ou boleto. Todo o processo é muito intuitivo, mas, se você precisar de alguma orientação, temos um chat para tirar dúvidas e ajudar os clientes. Acesse o nosso site e comece agora mesmo a investir no futuro!

Se você gostou desse artigo, vale a pena ler:

Invista no seu futuro:
assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Continue lendo

Dicas de educação financeira para seu dinheiro render

Sempre é tempo de aprender a lidar com as finanças e descobrir os melhores caminhos para organizar a sua vida financeira e colocar o seu dinheiro para trabalhar em prol da realização dos seus sonhos. Saiba mais sobre educação financeira.

O que fazer com o dinheiro da hora extra?

O que fazer com o dinheiro da hora extra?

Apesar de ser um fator comum no mercado de trabalho, a hora extra ainda é um assunto que causa dúvidas em muita gente. Mas, não se preocupe! Aqui, além de resolver suas dúvidas, vamos te mostrar como você pode colocar o dinheiro da hora extra para trabalhar a favor do seu bolso!

Entenda o que é deflação e seu impacto na sociedade

Entenda o que é deflação e seu impacto na sociedade

A deflação é um fenômeno econômico que não costuma aparecer nos noticiários. Ele é o oposto da inflação, a alta generalizada dos preços. Mas será que essa variação é algo positivo para a economia? Descubra no artigo!

Escanei o QR Code

Assine nossa Newsletter

Complete os campos abaixo para baixar nosso App