Comprar na Black Friday ou investir: qual é a melhor opção?

Comprar produtos em promoção é o melhor uso que você pode dar para o seu dinheiro? No artigo, vamos te provar que não é exatamente assim e te mostrar de que maneira você pode investir seu dinheiro, obtendo retornos muito maiores do que simples descontos.

Vem aí mais uma edição da Black Friday e você, possivelmente, já está pensando de que maneira vai querer aproveitar as promoções desse período. Lojas cheias, sites congestionados e todo mundo querendo comprar aquele produto que ficou namorando por meses ou simplesmente não perder aquelas condições imperdíveis.

Mas, será que “condições imperdíveis” é mesmo o cenário da Black Friday? Será que comprar produtos em possíveis promoções é o melhor uso que você pode dar para o seu dinheiro nesse período? No artigo abaixo, vamos te provar que não é exatamente assim e te mostrar de que maneira você pode investir seu dinheiro, obtendo retornos muito maiores do que simples descontos.

Vamos conferir?

Você sabe o que é Black Friday?

A Black Friday é, na verdade, uma tradição norte-americana, que começou a ser praticada no Brasil há pouco mais de uma década. Celebrada sempre na última sexta-feira de novembro, a data, nos Estados Unidos, acontece sempre depois do Dia de Ações de Graças, e foi criada pelo comércio para marcar, oficialmente, o período de compras de Natal. Por isso, é uma data propícia para a oferta de promoções e produtos com condições “imperdíveis”.

Atualmente, a Black Friday representa o maior evento de consumo do planeta e, só no setor brasileiro de e-commerce, a data deve movimentar mais de 6 bilhões neste ano de 2022. Vale ressaltar, no entanto, que a data não é importante apenas para o comércio eletrônico, mas para o varejo em geral. Inclusive, muitas empresas aproveitam o gancho da data para oferecer condições especiais de compra de produtos ou contratação de serviços durante a semana ou o mês inteiro — e foi assim que o termo Black Friday já ganhou variações como Black Week e Black November.

Black Friday é sinônimo de economia?

Perigos da Black Friday: Entre 2015 e 2020, "propaganda enganosa" foi o principal motivo de queixa dos consumidores durante a Black Friday. Nesse caso, comerciantes aumentam o preço dos produtos antes da data e, quando chega na sexta-feira, vendem o produto pelo preço normal. Outras reclamações comuns são "divergência de valores" e "problemas para finalizar a compra".

Se estamos falando de desconto e condições imperdíveis de compra, podemos dizer que Black Friday é sinônimo de economizar dinheiro, não é mesmo? Fato é que está bem longe de ser assim e, na verdade, a data pode ser sinônimo de enganação e dor de cabeça para o consumidor.

Você já ouviu falar na brincadeira do “leve pela metade do dobro”? Apesar de ser apenas uma piada, essa situação pode mesmo acontecer na Black Friday. Muitos comerciantes aumentam o preço dos produtos antes da data e, quando chega na tão esperada sexta-feira, aplicam um desconto “imperdível” para, na verdade, vender o produto pelo preço normal.

Para você ter uma ideia, entre 2015 e 2020, “propaganda enganosa” foi o principal motivo de queixa dos consumidores no dia da promoção, de acordo com as reclamações registradas no Reclame Aqui. Isso significa que é comum, nessa data, comerciantes anunciarem promoções que, na verdade, não são vantajosas para os consumidores.

Outros tipos de reclamação frequentes no período são “divergência de valores”, o que pode ser considerada uma comprovação da teoria de que a Black Friday é uma oportunidade de você levar o produto pela metade do dobro do preço. “Problemas para finalizar a compra” é mais uma queixa comum dos consumidores nessa época, o que acaba transformando o período em uma grande dor de cabeça para quem quer aproveitar as promoções.

Se você não comprar nada, o desconto é maior

Essa é uma frase conhecida do Julius, personagem da série norte-americana Todo Mundo Odeia o Chris, que já virou meme pelo mundo inteiro. Apesar de soar como piada, a frase faz bastante sentido, principalmente no contexto da Black Friday.

A verdade é que a data também é conhecida por ser um momento em que as pessoas compram coisas que não precisam, com um dinheiro que, de repente, elas nem têm. As “condições imperdíveis” vendidas na época, acabam criando senso de urgência e oportunidade nos consumidores, fazendo com que muita gente tome decisões de compras inconsequentes, sem pensar nas diferenças entre necessidade e desejo.

É por isso que esse artigo é, acima de tudo, um alerta. Será que aproveitar as promoções da Black Friday é mesmo o melhor uso que você pode dar ao seu dinheiro? Sim, a data é uma oportunidade para você comprar produtos que está precisando ou namorando há muito tempo — desde que o desconto esteja realmente valendo a pena. Mas, acredite: existem muitas outras formas de usar o seu dinheiro a favor do seu bolso, fazendo o retorno ser muito maior e muito mais atrativo do que um simples desconto.

Então, o que fazer com seu dinheiro?

O dinheiro serve, acima de tudo, para te garantir sobrevivência e para proporcionar bem-estar para você e sua família ao longo da vida. É por isso que as decisões relacionadas a ele precisam ser bastante responsáveis, pensadas a longo prazo, e não tomadas por impulso como costuma acontecer diante de condições como a Black Friday.

Um bom jeito de manter a saúde financeira pensando no curto e no longo prazo é encontrar o equilíbrio entre o que você quer agora e o que você precisa para o seu futuro. Pensando nisso, que tal avaliar a possibilidade de comprar apenas o produto que você mais quer na Black Friday e investir uma parte do dinheiro, para ter um retorno futuro que vai valer muito mais do que qualquer coisa que você possa adquirir agora?

Quais são os benefícios de investir o seu dinheiro? Liberdae financeira; Aumento do patrimônio; Segurança familiar; Realização de sonhos.

Investimentos são, no geral, o melhor uso que você pode dar ao seu dinheiro e os benefícios que eles te proporcionam ao longo da vida são maiores e mais atrativos do que qualquer desconto imperdível oferecido por aí. Saiba mais:

Liberdade financeira

Você já imaginou poder ser livre para fazer o que quiser, sem que o dinheiro seja um empecilho? Pois esse é um dos benefícios usufruídos por quem investe de maneira correta e coloca o dinheiro para trabalhar a seu favor. E é importante ter em mente que quando falamos de investimento, é possível começar aos poucos e ir conquistando cada vez mais liberdade financeira, à medida que o seu patrimônio aumenta.

Leia também: O que são investimentos inteligentes? Conheça a melhor opção

Aumento do patrimônio

O aumento do patrimônio, inclusive, é mais um dos benefícios proporcionados pelos investimentos. Todos sabemos que imóveis e automóveis são patrimônios que se desvalorizam ao longo do tempo e, por isso, é tão importante pensar em um investimento que, de fato, fique mais valorizado à medida que os anos passam. E vale ressaltar que patrimônio não serve apenas para ser deixado de herança. Serve, principalmente, para te dar segurança no futuro e te permitir viver com tranquilidade até o fim da vida.

Segurança familiar

Um patrimônio consolidado e bem construído promove segurança para sua família e esse é, sem dúvida, mais um benefício usufruído por quem investe corretamente. Não precisar viver se preocupando com o dia de amanhã, com medo de que faltem recursos para prover as necessidades da família, é sinônimo de tranquilidade e bem-estar. E não temos dúvida de que você deseja esse cenário para você e sua família!

Realização de sonhos

Dinheiro é meio para a realização de sonhos. E estamos falando de mais do que o sonho de comprar o celular da última geração — esse, talvez, pode mesmo ser realizado na Black Friday. Estamos falando do sonho de fazer aquela viagem longa que você planeja há muito tempo, do sonho da casa própria, do sonho de pagar a faculdade dos filhos e de muitos outros que, de fato, te proporcionarão um sentido de realização na vida. Acredite: investir seu dinheiro é, acima de tudo, uma forma de investir na realização dos seus sonhos.

Investir é tão simples quanto comprar na Black Friday

E se você pensa que não dá para comparar investir com comprar na Black Friday, já que a compra pode ser feita em poucos cliques e investimento é coisa só para quem é especialista no assunto, precisamos te dizer que a realidade está bem longe de ser assim. Além do mercado estar, cada vez mais, popularizando os conceitos relacionados aos investimentos, a forma de investir também vem sendo inovada.

Você sabia, por exemplo, que é possível investir via cartão de crédito? É isso mesmo! Do mesmo jeito que você pode usar seu cartão para adquirir aquele produto com desconto, você pode utilizá-lo para investir no seu futuro, contratando um plano de previdência privada de forma simples e rápida. Ou seja, você pode construir seu patrimônio pagando o valor que escolher na sua fatura mensal, sem se preocupar em ficar pagando boletos separados ou em ter aquele débito que você nem estava lembrando na sua conta bancária. Veja o passo a passo: 

Como investir via cartão de crédito? Tudo que você precisa saber

E as inovações não param por aí, viu? Investir em previdência privada no Pix também é possível. Você pode programar a transferência referente ao seu plano e usufruir dos benefícios de fazer um investimento mensal e automático, sem ficar se preocupando se o pagamento vai ou não cair. Essas inovações colocam a escolha na mão do consumidor e tornam os investimentos cada vez mais acessíveis para quem se preocupa com o futuro e quer construir um patrimônio seguro ao longo da vida. Saiba como fazer: 

Previdência privada no Pix: ajude você lá na frente

Conheça a previdência privada da Saks

Todas as inovações que apresentamos no tópico anterior são benefícios oferecidos pela Saks, primeira Savetech da América Latina, que te ajuda a juntar e investir dinheiro para construir patrimônio no longo prazo, realizar seus sonhos e criar uma reserva de emergência de forma simples e segura.

Se você sabe como funciona a previdência privada, pode confirmar que essa é uma das opções de investimento mais seguras do mercado. Além disso, produtos como a previdência privada contam com benefícios fiscais que, além da reserva financeira acumulada, vão garantir mais dinheiro no seu bolso.

4 formas de pagar menos Imposto de Renda com a previdência privada

A Saks nasceu, exatamente, para desburocratizar o acesso à previdência privada e te fazer esquecer o produto que os bancos ultrapassados oferecem. A empresa criou um novo jeito de investir, prezando pela segurança, pela performance, pela praticidade e pela flexibilidade do seu investimento.

E além dos benefícios de poder investir via pix ou cartão de crédito, a Saks também te oferece a possibilidade de contratar o seu plano de previdência privada direto pelo celular. Basta baixar o nosso aplicativo (Google Play Store e Apple Store) e escolher o plano que melhor se adequa à sua realidade e aos seus interesses.

Se você preferir falar com nossos especialistas antes de tomar uma decisão, nossa equipe estará disponível por meio do chat e pode te ajudar a escolher a melhor opção para você

Ah, e como o assunto do artigo é Black Friday, você precisa saber disso: a Saks também vai realizar uma campanha especial a partir do dia 20 de novembro e esse pode ser o momento ideal para você começar a investir no seu futuro.

Se você gostou desse artigo, vale a pena ler:

Invista no seu futuro:
assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Continue lendo

Dicas de educação financeira para seu dinheiro render

Sempre é tempo de aprender a lidar com as finanças e descobrir os melhores caminhos para organizar a sua vida financeira e colocar o seu dinheiro para trabalhar em prol da realização dos seus sonhos. Saiba mais sobre educação financeira.

Escanei o QR Code

Assine nossa Newsletter

Complete os campos abaixo para baixar nosso App