Para muitas pessoas, as compras servem como válvula de escape para o estresse, e tem aqueles que compram tudo o que vê pela frente. E daí, quando se dão conta, as compras por impulso levaram boa parte do orçamento do mês e prejudicam a vida financeira.
Ter organização financeira é a chave para fugir das armadilhas de comprar mais do que ganha. Veja nesse artigo como essas compras impactam suas finanças!

O que são compras por impulso?
Você se considera uma pessoa equilibrada e que gasta apenas o que está previsto no planejamento financeiro? Ou será que sua fatura de cartão de crédito diz exatamente ao contrário?
Se você está no time dos que fazem compras por impulso, não se preocupe, você não está sozinho nessa.
Mas você sabe identificar o que é uma compra por impulso? De modo geral, esses gastos são feitos sem nenhum planejamento. A pessoa vê o produto ou serviço, e compra sem pensar se tem como pagar e até mesmo se o item é necessário.
Outra característica tem a ver com as emoções, a pessoa está triste, frustrada ou estressada e acaba gastando mais para ter aqueles minutos de satisfação.
A questão é que com isso a saúde financeira pode ser prejudicada. Como os gastos não são calculados, nem programados, em geral, vão se tornar uma dívida dar e dor de cabeça no futuro.
A pessoa quer juntar dinheiro, mas não resiste às compras que estão a um clique. A facilidade para se gastar, hoje em dia, é outra questão a ser pensada. Porquê fazer janta quando é só pedir algo pronto no aplicativo? Uma roupinha nova? Só escolher. Um produto desses parece maravilhoso na propaganda, mas você nem sabe se tem utilidade prática? Queremos também.
E lá se vai todo o orçamento desse mês, ou dos próximos meses, dependendo se a compra for parcelada.
impacto das compras por impulso na vida financeira
Claro que todo mundo gosta de comprar, e nada como um item novo em casa para deixar ficar feliz. A questão aqui nem é o gasto em si, mas a impulsividade. Tudo tem hora e lugar, mas fazer compras por impulso pode trazer sérias consequências.
Segundo uma pesquisa realizada pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e a CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas), 8 em cada 10 consumidores admitiram que aproveitaram promoções para fazer compras por impulso.
E tem mais, 33,2% dos entrevistados compram impulsivamente no supermercado. Ou seja, o comportamento do consumidor é o de comprar sem analisar a necessidade.
Já parou para pensar onde você mais gasta sem pensar? Uma boa medida é anotar seus gastos e analisar bem a fatura do cartão de crédito. Com isso, você verá claramente onde vai seu dinheiro.
O comportamento impulsivo pode acarretar em dívidas e descontrole nas finanças.
De acordo com a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) 70,9% das famílias brasileiras encerraram 2021 endividadas. E é aí que está o perigo.
Quanto de suas dívidas de médio e longo prazo poderiam ser evitadas se você parasse para pensar antes de comprar? Vamos ver algumas dicas para não cair na tentação de gastar mais do que pode!
Como evitar fazer compras por impulso?
Para começar, você deve fazer uma organização financeira. Conhecer sua vida financeira é uma boa maneira de avaliar se você pode ou não adquirir um produto ou serviço.
Lembrando que aqui não estamos falando dos itens essenciais. Estamos nos referindo apenas às compras por impulso.
Por exemplo, se no orçamento você destinar 10% do seu salário para lazer, tudo bem você gastar parte disso em um ingresso de show. Isso está dentro do seu orçamento.
Agora confira as dicas para evitar os gastos impulsivos:
– Faça uma autoavaliação
Você é daqueles que não pode ver a palavra “promoção” que sai comprando tudo? Tem algum item específico que você compra sempre que vai ao mercado, mesmo que não precise? Algum sentimento te faz sair das compras e perder o controle?
Enfim, descubra o que te faz gastar sem pensar e use estratégias para não repetir o erro. Ou seja, invista em autoconhecimento, entenda como você lida com dinheiro e porque faz compras por impulso.
– Analise suas compras
Pare e pense um pouco. Você precisa deste produto? Você vai usá-lo? Tem que comprar hoje?
Muitas vezes você vai perceber que era algo de momento, ou então que pode poupar dinheiro e comprar a vista outro dia. Crie o hábito de refletir antes de comprar.
– Tenha metas e objetivos
Uma das coisas que pode te ajudar a manter o foco é ter um objetivo. Sabendo onde você quer chegar é mais fácil de fazer uma estratégia para alcançar seus sonhos.
E tem outra vantagem, você fica mais motivado já que não vai estar perdendo nada ao deixar de gastar hoje. Você está guardando para cumprir um objetivo maior lá na frente!

– Invista em um planejamento financeiro
Faça um bom planejamento financeiro. Conheça suas finanças, tenha um orçamento onde tudo esteja direcionado. Anote gastos, tenha metas, saiba exatamente quanto ganha.
Leia esse artigo para saber com detalhes como criar um planejamento: “Planejamento financeiro: o que não pode faltar no seu planejamento”.
Separe dinheiro para contas essenciais como, água, luz, condomínio. Mas deixe também uma parte reservada para desejos pessoais. Ah, e não esqueça também de pensar no futuro e comece a poupar e investir!
Gasta muito em compras por impulso, mas gostaria de melhorar sua vida financeira e começar a investir para aumentar seu patrimônio?
Conte com a Saks, primeira Savetech da América Latina, especializada em ajudar pessoas a juntar dinheiro de forma rentável.