Day trade não é para você? Invista em previdência privada

Saiba por que o day trade não é uma boa opção para o seu dinheiro e descubra qual é a melhor escolha de investimento para você!

Muita gente tem vontade de começar a investir, mas tem medo de fazer escolhas arriscadas ou dificuldade de entender a complexidade do mundo dos investimentos. O day trade, por exemplo, é uma operação complexa, focada em investidores mais arrojados, que já têm uma certa experiência nesse universo.

Mas, é importante ter em mente que investimentos mais arriscados não são a única — nem a melhor — opção para quem pretende investir dinheiro. Na verdade, esse pode ser um bom jeito de perder recursos financeiros e transformar a sua vontade de investir em uma grande dor de cabeça. No artigo, nós vamos te explicar o porquê!

Continue a leitura para saber mais sobre o day trade, entender porque a operação não é a melhor opção para você e conferir dicas para escolher um bom investimento. E mais: você terá a oportunidade de saber mais sobre Savings, um conceito que vai te mostrar o melhor caminho para colocar o dinheiro para trabalhar a seu favor.

Acompanhe e saiba como investir!

O que é day trade?

O day trade é uma estratégia de investimentos, por meio da qual investidores compram e vendem ativos da Bolsa de Valores a um curtíssimo prazo, visando obter lucro na operação. A diferença entre o day trade e as demais estratégias é que nele os ativos são comprados e vendidos no mesmo dia.

O objetivo da operação é oferecer ao investidor a oportunidade de aproveitar os pequenos movimentos do mercado que acontecem ao longo do dia e se livrar da preocupação relacionada à valorização ou desvalorização de um ativo ao longo do tempo. Trata-se de uma estratégia que envolve riscos (os ativos compradores ao longo do dia podem sofrer uma desvalorização repentina e você não terá tempo de esperar que eles se valorizem novamente) e um alto nível de dedicação do investidor.

Vale ressaltar que qualquer ativo negociado na Bolsa de Valores pode fazer parte de uma operação de day trade. Ações, fundos imobiliários, Exchange Traded Funds (ETFs) e outros tipos de contrato podem ser negociados por um day trader — nome dado ao investidor que adota esse tipo de estratégia.

Pense fora da caixa. Conheça a nova previdência privada. Na Saks, a sua previdência privada rende por completo. Sem taxa de carregamento para atrasar os seus sonhos. Quero conhecer.

Day trade na prática: como funciona?

Imagine aquela tradicional cena da Bolsa de Valores, em que dezenas de corretores estão ao telefone vendendo e comprando ações em um ritmo acelerado? Ela é uma boa representação do day trade. Só que a operação atual acontece toda de forma online e o investidor pode usar apenas seu computador ou seu smartphone para negociar seus ativos.

Na prática, o day trade funciona assim: o investidor compra ativos quando eles estão em baixa e vendem quando eles estão em alta, mas tudo isso no intervalo de um único pregão da Bolsa — ou seja, durante um dia de funcionamento do mercado de negociação de ações. E como saber a que horas determinados ativos estarão em baixa ou em alta?

Esse é um bom ponto e a verdade é que, no day trade, tudo funciona na base da especulação. É claro que os investidores acompanham gráficos de tendências para analisar como, em geral, cada tipo de ativo se movimenta ao longo do dia. Mas fato é que, no curto prazo, o movimento do mercado muitas vezes acontece de forma aleatória, sem seguir nenhuma lógica racional.

Não parece arriscado demais para você?

Por que day trade não é uma boa opção?

Dizer que é uma operação arriscada é o mínimo para justificar por que o day trade não é uma boa opção tanto para investidores conservadores, quanto para investidores mais arrojados. Essa estratégia não oferece segurança e, na verdade, é repleta de incertezas envolvendo o dinheiro de quem investe.

Além do mais, quem entra nesse tipo de operação precisa ficar em monitoramento constante, acompanhando todas as movimentações da Bolsa de Valores. Imagine você fazer uma pausa para o almoço e, nesse intervalo, descobrir que você pode ter perdido a melhor oportunidade do dia? Pois é isso que pode acontecer se você investir em day trade.

E esse monitoramento contínuo e os riscos envolvidos na operação podem gerar, entre outras tantas consequências, uma alta carga de estresse em quem investe. Perder dinheiro é uma preocupação para qualquer pessoa e para o day trader ela é ainda maior, já que ele tem apenas algumas horas para fazer as melhores negociações.

Os altos custos envolvidos nesse tipo de operação são mais uma desvantagem do day trade. Aqui, estamos falando de custos relacionados à corretagem, plataformas de negociação e imposto de renda, por exemplo, que podem acabar fazendo com que a estratégia seja deficitária.

Em resumo, um alto risco financeiro e uma alta carga de estresse formam o combo perfeito para te provar por que o day trade não é uma boa opção. Mas, atenção: como dissemos no início do artigo, a operação não é o único caminho para quem quer começar a investir. E a verdade é que existem caminhos bem melhores.

Leia também: Saiba como ganhar dinheiro com previdência privada

Como escolher um bom investimento?

Se você já entendeu que o day trade não é uma boa opção para você, não se preocupe. Existem muitas outras opções de investimentos inteligentes que vão te ajudar a colocar o seu dinheiro para trabalhar a seu favor. E mais importante do que saber quais são eles é entender o que você precisa levar em conta na hora de escolher onde investir. Confira alguns critérios!

Conheça seu perfil investidor

Você tem um perfil mais arrojado ou mais conservador? Você prefere investir a longo prazo ou a curto prazo? Você prefere diversificar seus investimentos entre vários ativos ou escolher apenas alguns para investir seu dinheiro? Essas são perguntas que você precisa responder para definir o seu perfil investidor. E conhecê-lo é fundamental na hora de escolher os melhores investimentos para você.

Analise os riscos envolvidos

Todo investimento envolve riscos — alguns menos e outros mais — e é preciso levá-los em consideração na hora de escolher onde investir o seu dinheiro. Por isso, avalie as opções disponíveis e entenda os riscos envolvidos em cada uma delas. Esse pode ser o fator que vai te fazer desistir ou optar por um investimento.

Leve em conta a rentabilidade

Quanto o seu dinheiro vai render ao longo do tempo se você optar pelo investimento A ou pelo investimento B? Essa também é uma pergunta que precisa ser respondida na hora de avaliar suas opções. Lembre-se, no entanto, que essa resposta, isolada, não é suficiente para você tomar a decisão mais acertada. É preciso levar em conta outros fatores como os custos envolvidos e o tempo que vai demorar para você obter retorno do seu investimento.

Avalie a liquidez do investimento

Além dos riscos e da rentabilidade, outro fator que precisa ser levado em conta é a liquidez do investimento. Ou seja, quanto tempo você precisa esperar para ter o valor investido de volta. Alguns investimentos possuem liquidez diária — o que significa que você pode resgatar o dinheiro a qualquer momento — e outros só podem ser retirados após um prazo pré-determinado. Não se esqueça de levar isso em consideração!

Economize até 15% em taxas. Traga sua previdência para a Saks. A Saks é a nova previdência privada: automática, sem taxas e rende bem. Investir no seu futuro ficou muito mais simples. Comece agora.

Você sabe o que é Savings? Conquiste a liberdade financeira

Antes de escolher a melhor opção de investimento para a sua realidade financeira, você precisa conhecer o conceito de Saving. Trata-se, na verdade, do ato de guardar dinheiro pensando em proteger e aumentar o seu patrimônio. Ou seja, é mais do que simplesmente poupar para montar uma reserva de emergência ou para cumprir um determinado objetivo.

A aplicação do conceito no seu dia a dia vai permitir que, a longo prazo, você fique livre da lógica de trabalhar e pagar boletos. A proposta é que você construa um patrimônio que te dê tranquilidade no futuro e te proporcione liberdade financeira para você fazer tudo o que deseja. E sabe o melhor? Existe um jeito muito mais fácil do que você imagina para poupar dinheiro. E isso tem tudo a ver com a sua opção de investimento!

Conheça a previdência privada

Um investimento com objetivos a longo prazo, a previdência privada é uma ótima opção tanto para investidores conservadores, quanto para investidores mais ousados. Ela é a melhor escolha para quem quer construir patrimônio de forma segura e, ao mesmo tempo, poder optar por diferentes estratégias de investimento e opções de resgate.

Existem dois tipos de previdência privada: PGBL e VGBL. O primeiro é indicado para quem faz a declaração de Imposto de Renda no formato completo e a segunda é recomendada para os investidores que utilizam o modelo simples para declarar o Imposto de Renda ou são isentos frente aos critérios da receita. Saiba mais:

Como funciona?

De forma prática, a previdência privada funciona da seguinte forma: ao contratar o seu plano, você escolhe quanto quer acumular ao longo de um determinado período. A partir disso, você faz aportes mensais ou esporádicos até alcançar o valor pré-determinado. Enquanto isso, claro, o seu dinheiro vai rendendo, conforme a taxa de juros em questão, e você vai construindo seu patrimônio.

Entre os planos de previdência privada disponíveis no mercado, existem planos individuais (destinados a qualquer pessoa física), fundos de pensão (destinados para colaboradores de uma determinada empresa ou profissionais de uma categoria específica), planos empresariais (exclusivo para colaboradores de uma determinada empresa), entre outros.

Outra característica importante da previdência privada é que é o investidor que escolhe a forma de tributação do investimento. Você pode escolher entre a tabela regressiva e a tabela progressiva de tributação, de acordo com o seu perfil e a sua realidade financeira.

Leia também: Juros simples e compostos: o que saber para investir melhor?

Vantagens da previdência privada

Se você ainda está em dúvida se a previdência privada é mesmo uma boa opção para você, precisamos falar sobre as vantagens desse tipo de investimento. E a primeira delas é que na previdência privada, não há a incidência do come-cotas, uma preocupação constante de quem investe.

Além disso, ao investir na previdência privada, você tem acesso a excelentes fundos de investimento, com diferentes estratégias e diferentes opções de aporte e resgate. Essa variedade te dá a possibilidade de escolher o que é melhor para você. 

A sucessão patrimonial é mais uma vantagem desse tipo de investimento. Diferentemente de outras modalidades, a previdência privada não exige o oneroso processo de inventário na falta do investidor. O dinheiro acumulado na previdência pode ser transferido aos beneficiários indicados pelo investidor, de forma rápida e barata.

Como contratar a previdência privada?

Uma das grandes vantagens da previdência privada é tão interessante que merece até um tópico à parte. Você não precisa ir ao banco ou falar horas com um corretor para contratar um plano de previdência privada. A verdade é que você pode fazer isso agora, sem sair de casa, direto pelo seu smartphone.

A Saks é a primeira Savetech da América Latina e vem inovando na forma de se investir em previdência privada. Você pode fazer a contratação do seu plano por meio do aplicativo da empresa (Google Play Store e Apple Store) e ainda tem a possibilidade de fazer os seus aportes por meio do cartão de crédito ou via PIX.

Caso você precise, durante o processo de contratação, um especialista da Saks está preparado para falar com você a qualquer momento, por meio do chat. Então, o que está esperando para contratar o seu plano de previdência privada e investir no seu futuro? Baixe agora o aplicativo da Saks e conheça as melhores opções disponíveis para você!

Se você gostou desse artigo, vale a pena ler:

Invista no seu futuro:
assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Continue lendo

Dicas de educação financeira para seu dinheiro render

Sempre é tempo de aprender a lidar com as finanças e descobrir os melhores caminhos para organizar a sua vida financeira e colocar o seu dinheiro para trabalhar em prol da realização dos seus sonhos. Saiba mais sobre educação financeira.

Escanei o QR Code

Assine nossa Newsletter

Complete os campos abaixo para baixar nosso App