Como está seu orçamento? Tá aguentando firme até o final do mês? Se a resposta for “não”, talvez esteja na hora de você começar a economizar dinheiro. Sabemos que essa tarefa pode ser complicada, mas daremos algumas dicas de educação financeira para te ajudar nesta missão.
Poupar dinheiro mensalmente é sempre bom, né? Só que, quando as coisas estão desorganizadas, fica um pouco mais difícil.
Com um pouco de força de vontade e um bom planejamento financeiro é possível economizar dinheiro e ainda sobrar um pouco para investir. E mais: você não precisa cortar todas as suas despesas, é só ir ajustando o orçamento e montar um que faça sentido com o seu estilo de vida.
Fazer isso pode ser meio chato no começo, já te aviso. Definir quanto você gasta, fazer uma reserva de emergência para despesas inesperadas e começar a investir. Mas seu orçamento precisa ser condizente com a realidade do seu dia a dia.
Sabemos que isso varia muito de uma pessoa para outra. No lugar de dizer o que você deve fazer, vamos te mostrar algumas dicas para que consiga chegar a uma conclusão sozinho/a.
Vamos te dar aqui o caminho das pedras, o resto está com você. Mas pode contar com a gente para ajudar no que precisar. Afinal, a organização financeira é o primeiro passo para construir patrimônio! 🙂

Você sabe o que é educação financeira?
Para te ajudar a organizar sua vida financeira, vamos começar pelo início: o que é educação financeira?
O termo se tornou popular nos últimos anos, mas o conceito é antigo e refere-se ao cuidado que cada um tem com o próprio dinheiro.
A educação financeira não limita-se a cursos, palestras, pesquisas e teorias sobre como cuidar das finanças. Vai muito além disso, é a habilidade de organizar as finanças, planejar as contas, saber quanto ganha e gasta, poupar para objetivos e pensar no futuro.
Há muitos benefícios em desenvolver a habilidade de lidar com o dinheiro. Veja a seguir alguns dos principais benefícios da educação financeira para a sua vida e para o seu bolso:
- Mais controle sobre suas escolhas de consumo;
- Maior qualidade de vida e conforto;
- Real entendimento sobre o valor do dinheiro;
- Realização de sonhos;
- Reserva para emergências financeiras;
- Aquisição de patrimônio com mais planejamento.
Como economizar dinheiro do meu salário?
Já conhece a técnica do 50/30/20? Vamos te explicar a seguir como ela funciona:
A regra divide o seu orçamento em 3 categorias: 50% para as suas contas essenciais, 30% para o que você gostaria de fazer e 20% para guardar dinheiro.
- 50% para as suas contas essenciais: moradia, alimentação, transporte, água, luz e telefone. Contas relacionadas ao seu bem estar e necessidades básicas.
- 30% para o que você gostaria de fazer: não são contas essenciais, mas tudo aquilo que você gosta de fazer. Saídas de final de semana, restaurantes, entretenimento de forma geral. As coisas que te deixam feliz, né?
- 20% para poupar: independente de qual é o estágio do seu planejamento, esse é o valor que você vai guardar. Seja para pagar dívidas, fazer uma reserva de emergência ou investir a longo prazo.
Todo mundo tem objetivos; uma viagem, comprar um carro, fazer uma reforma em casa e até mesmo se aposentar. Independente de qual seja o motivo pelo qual vai poupar, use essa parte da sua receita mensal e se mantenha focado/a.
Lembrando: isso não é uma regra, nem uma métrica para se seguir cegamente. Cada pessoa tem condições diferentes. O seu melhor já é mais que suficiente.
Ah, e você também pode fazer pequenos ajustes. Por exemplo, se quer liquidar todas as suas dívidas o quanto antes, use parte do dinheiro que iria para entretenimento e antecipe parcelas.
Dessa forma você evita o efeito reverso dos juros compostos e vai ter mais dinheiro no futuro para realizar seus sonhos.
Quando devo começar a economizar dinheiro?
O quanto antes. Tempo é dinheiro, literalmente. Isso porque quanto antes começar a guardar dinheiro, independente do valor, mais rápido vai ver os efeitos dos juros compostos. E não vale só poupar uma vez ou outra, tem que ter disciplina.
O efeito dos juros sobre juros é exponencial se você mantiver a recorrência nos investimentos. Comece a economizar dinheiro o mais rápido possível!
Quer saber quanto o seu dinheiro pode render ao investir em previdência privada? É só acessar a calculadora Saks. Saiba mais sobre o investimento:
Como fazer para sobrar dinheiro no final do mês?
Você sabia que para 80% dos brasileiros sobrar dinheiro no fim do mês é para lá de raro? Isso se deve a falta de educação financeira, aquele velho hábito de não poupar e, é claro, as compras impulsivas. Mas não precisa ser sempre assim, viu? Seguindo algumas dicas você consegue mudar essa realidade e economizar dinheiro para o fim do mês:
Faça uma planilha financeira
Quer economizar de verdade e ter dinheiro sobrando no final do mês? Então comece uma planilha financeira hoje! Esse é o primeiro passo para ter controle das suas finanças.
Você só saberá o quanto ganha e o quanto gasta por mês a partir do controle dessas informações. E acredite, você irá se surpreender com a quantidade de coisas que gastamos ao longo do mês que podem ser cortadas do orçamento.
Portanto, a principal finalidade de uma planilha financeira é entender e organizar as finanças. Você deverá registrar todas as receitas do mês e também as suas despesas. Esse exercício é fundamental para colocar em prática as próximas dicas.
Leia também: Como juntar dinheiro para comprar apartamento?
Classifique seus gastos
O próximo passo da sua organização financeira é classificar seus gastos. Depois de montar a sua planilha, classifique seus débitos entre imprescindíveis, úteis e desnecessários.
É bem fácil classificá-los, veja a seguir alguns exemplos de gastos de cada uma dessas categorias:
- Imprescindíveis: eles não podem ser cortados, como os gastos com moradia, saúde, educação e transporte, por exemplo.
- Úteis: esses gastos podem ser cortados, mas são úteis para sua vida, como o plano de internet, a mensalidade da academia e até o serviço de streaming.
- Desnecessários: são gastos com poucos benefícios ou sem utilidade. Alguns exemplos são: linha telefônica não utilizada, compras por impulso, comida por delivery, entre outros.
Para deixar ainda mais dinâmico, experimente colocar cores em cada classificação: verde para imprescindíveis, amarelo para úteis e vermelho para desnecessários. Assim, é mais fácil visualizar o que você precisa economizar.
Cuidado com o cartão de crédito
O cartão de crédito está presente na vida da maioria dos consumidores. Embora seja um facilitador, ele pode ser um vilão se não for usado com responsabilidade.
Quando se tem um cartão de crédito, há uma falsa impressão de maior poder de compra. É preciso entender que o limite do cartão não é receita, mas sim um empréstimo que fazemos toda vez que compramos no crédito. O risco disso se tornar uma bola de neve é muito maior do que quando compramos à vista.
Por isso, usar o cartão de crédito com responsabilidade é muito importante para ter maior controle financeiro e fazer o dinheiro sobrar no fim do mês.
Que tal um exercício para te ajudar com isso? Experimente passar uma semana sem usar o cartão de crédito. Depois aumente para duas semanas, um mês e sucessivamente. Assim, você consegue lidar com o dinheiro que recebe sem precisar recorrer ao crédito.
Evite compras por impulso
Outro vilão do controle financeiro são as compras por impulso. Quem nunca comprou algo que não precisava só porque estava em liquidação? Quem nunca assinou um serviço de streaming e depois se arrependeu? Que atire a primeira pedra quem nunca passou por isso.
Mas as coisas precisam mudar a partir de agora para que você possa ter controle das suas finanças, ok? Então, evite ao máximo comprar por impulso, pois muitas vezes essas compras não agradam e ainda representam um grande custo para o orçamento.
Pense da seguinte forma: toda compra por impulso pode ser revertida em dinheiro sobrando no final do mês! Muito melhor, não é?
Crie uma reserva financeira
O controle financeiro sem uma reserva de dinheiro para emergências é uma grande furada. Sabe por quê? Assim que uma emergência surgir, você acabará recorrendo ao cartão de crédito, aos empréstimos com juros altos e outras opções que podem comprometer a saúde financeira.
Por isso, se você quer ter controle de verdade das suas finanças e fazer com que o dinheiro sobre no final do mês, é essencial ter uma reserva financeira para emergências.
Não existe uma regra para criar uma reserva financeira, mas alguns especialistas orientam que você acumule até 6 vezes mais do que seus gastos mensais. Por exemplo, se você gasta R$2.000,00 por mês, a sua reserva financeira precisa ter o montante de R$12.000,00. Dessa forma, se você ficar sem renda por 6 meses, ainda terá esse valor para pagar as contas e viver até que tudo seja resolvido.
E claro, o montante também poderá ser usado para imprevistos que são realmente emergências, como procedimento de saúde, gasto com veterinário, conserto do carro, entre outros.
Crie metas
Algo que também te ajudará a economizar dinheiro é ter metas para diferentes objetivos. É necessário que elas sejam de curto, médio e longo prazo e tenham detalhes sobre como você poderá alcançar cada uma delas.
As metas são formas de nos motivar a economizar e dão sentido para os sacrifícios que temos que fazer ao longo do caminho. Além disso, elas nos orientam como alcançar determinado objetivo. Veja a seguir alguns exemplos:
- Metas de curto prazo: economizar mais, ter uma renda extra, cortar gastos desnecessários, investir 20% da renda todo mês e não usar o cartão de crédito ou o cheque especial.
- Metas de médio prazo: viajar, fazer uma festa de casamento, ter uma reserva de emergência, fazer uma reforma na casa e quitar dívidas.
- Metas de longo prazo: comprar um imóvel, construir patrimônio, ter uma renda passiva e investir na aposentadoria.
Priorize o planejamento
Para se ter o controle das finanças, é essencial que todo gasto seja planejado. Você não precisa deixar de viajar, de comprar as coisas que você gosta, de ter conforto e qualidade de vida.
Mas para ter tudo isso, planeje como você irá gastar seu dinheiro. Pesquise preços, busque formas de economizar, junte o dinheiro com antecedência e realize seus sonhos. Portanto, priorize o planejamento antes de gastar.
Faça substituições inteligentes
Você sabia que é possível economizar com substituições inteligentes? Alguns gastos podem ser evitados ou substituídos por opções mais econômicas. Por exemplo, em vez de pedir delivery toda noite, experimente preparar um prato diferente todos os dias. Isso vale para o almoço também, caso você almoce fora todos os dias.
Em alguns casos também é possível contratar planos de serviço, em vez de contratar serviços separadamente. Outra substituição inteligente é optar por opções de lazer gratuitas, em vez de gastar com passeios, ingressos e outras formas de entretenimento pagas.
Converse com sua família
Por último, é muito importante que toda a família esteja envolvida no projeto de economizar dinheiro. Quando todos estão alinhados ao mesmo objetivo, é muito mais fácil poupar e reduzir gastos desnecessários.
Por isso, converse com a sua família sobre a importância de poupar e inclua todos no planejamento financeiro, ensinando aos seus filhos sobre educação financeira e contando com o apoio de todos para alcançar as metas financeiras.
Leia também: Finanças comportamentais: o que é e como funcionam
Conheça os principais erros financeiros
Ao mesmo tempo que devemos cultivar bons hábitos financeiros, é importante evitar as principais armadilhas para quem busca economizar dinheiro e conquistar a estabilidade financeira. Veja quais são os principais erros:

Desconhecer como gasta o dinheiro
Um dos principais erros financeiros é não saber quanto dinheiro entra e quanto dinheiro sai da sua conta. Desconhecer como você gasta o salário pode causar problemas financeiros, principalmente a dificuldade de economizar e juntar para objetivos específicos.
Atrasar pagamentos
Outro erro financeiro é atrasar pagamentos. Quando você atrasa uma conta, você gera valores como multas e juros, que não precisaria pagar se estivesse com suas contas em dia. Atrasar pagamentos aumenta seus gastos e o risco de endividamento e também prejudica seu plano de economia de dinheiro.
Planejar apenas a curto prazo
Fazer planos apenas a curto prazo é outro erro financeiro que pode comprometer o seu objetivo de economizar. Um exemplo disso é não criar uma reserva financeira e lidar com os imprevistos quando eles surgem. Quando não se faz planos em médio e longo prazo, você deixa de planejar o futuro financeiro e não consegue atingir seus objetivos.
Exceder o limite do cartão de crédito
Outro exemplo de erro financeiro que você precisa evitar é exceder o limite do cartão de crédito, podendo ser um vilão para seu orçamento. Gastar mais do que ganha compromete todo o seu orçamento e pode ainda se transformar em uma dívida para os próximos meses.
Muito mais difícil do que economizar dinheiro, é economizar tendo que pagar dívidas de cartão de crédito. Então não deixe que esse vilão comprometa o seu controle financeiro.

Será que estou no caminho certo?
Nesse momento, o primeiro passo já foi dado. Você sabe que precisa juntar dinheiro para o futuro, organizar o orçamento e guardar uma grana para imprevistos.
Já ouviu falar que sonhar grande dá o mesmo trabalho que sonhar pequeno? Isso é verdade, mas às vezes sonhar grande parece intimidador.
Uma coisa que ajuda é realizar pequenos objetivos com frequência. Você enxerga que está evoluindo e se mantém motivado. Estabeleça metas pequenas! Toda conquista merece ser comemorada.
Outra coisa: lembre sempre de deixar os seus objetivos à vista. Um post it na geladeira, o plano de fundo do seu celular ou uma foto na sua sala. É bom ver todo dia pelo que você trabalha e poupa. Sempre que olhar para a sua meta, vai ficar feliz por estar mais perto de alcançá-la.
Como já dito, economizar dinheiro não é tarefa fácil, mas com algumas mudanças de hábitos dá para começar a poupar e investir!
Depois de economizar dinheiro… Qual o próximo passo?
Vamos supor que você, em apenas um ano, conseguiu guardar R$30.000! Legal, né? Bom, mas decidiu deixar esse dinheiro parado na conta corrente do seu banco. Com os anos, esse valor perde poder de compra.
O que esse dinheiro pode comprar agora, não vai ser o que ele comprará daqui dez anos, certo? Isso por causa da inflação, que aumenta o custo de vida de modo geral.
Por isso, a importância de não deixar seu dinheiro parado e começar a investir. Além de ser uma escolha inteligente, vai te fazer alcançar seus objetivos mais rápido.
Leia também: Minimalismo financeiro: veja como adotar na sua vida financeira e economize
Como a Saks pode te ajudar?
Agora vamos te mostrar como podemos te ajudar com tudo isso!
A Saks ajuda pessoas a juntar dinheiro e investir. Para isso usamos a previdência privada. Muita gente pensa que ela só pode ser usada para complementar a aposentadoria, mas isso é mentira, viu? Esse tipo de investimento serve para objetivos de curto, médio e longo prazo. Desde fazer uma viagem para o exterior até comprar um carro. Saiba mais sobre a Saks:
Investir não precisa ser um bicho de sete cabeças. Todo mês você envia o dinheiro por boleto ou débito automático. O valor passa por uma seguradora e é aplicado em fundos de previdência.
Pelo app (Google Play Store ou Apple Store), você pode contratar seu plano, acompanhar o rendimento, simular o resultado, criar objetivos e acompanhar eles.
Ficou interessado em economizar dinheiro para investir? Converse com nosso time e tire suas dúvidas.

O segredo dos investimentos é o longo prazo. Não existe fórmula secreta. Entenda o que é uma savetech clicando aqui.