Uma das ações mais eficientes no processo de organização financeira é eliminar gastos desnecessários. Orçamento desorganizado, propagandas que aparece no seu celular, um móvel que quebrou. Controlar os gastos é uma tarefa cada vez mais difícil.
Mas é possível eliminar pequenas despesas e mudar o modo como você se relaciona com seu dinheiro. Controlar gastos menores pode proporcionar investimentos rentáveis e a realização de sonhos.
Nesse artigo você vai encontrar dicas de como evitar gastos desnecessários com pequenas mudanças de hábitos!

Com o que você gasta seu dinheiro?
Você já abriu o aplicativo do seu banco e tomou um susto com o saldo da sua conta? Ficou se perguntando: “com o que eu gastei tanto dinheiro?”
Essa pergunta parece sem sentido para alguns, mas na era das operações virtuais, muitas vezes você não se dá conta da quantidade de compras e transações realizadas diariamente.
Circular com carros de aplicativo, lanches diários, a propaganda de mais um jeans na promoção, ou qualquer outra “tentação” pode provocar efeitos catastróficos no orçamento doméstico.
Vivemos um momento econômico instável e muitas vezes, as tensões diárias nos levam a comportamentos impulsivos e gastos desnecessários. Você sabe com o que gastou seu dinheiro no último mês? Cada comprinha?
A importância de eliminar pequenas compras por impulso
Os pequenos gastos são como cupins: apesar do tamanho, os cupins podem construir grandes ninhos com milhões de indivíduos e são muito difíceis de controlar.
Como se reproduzem rapidamente, os cupins formam novas colônias e podem causar danos irreversíveis em um imóvel.
Os pequenos gastos provocam pequenos “buracos” no orçamento e aos poucos prejudicam seu salário. Os gastos desnecessários prejudicam a saúde financeira e dificultam o sucesso financeiro.
Por esse motivo, confira 5 dicas muito simples para reorganizar sua vida financeira, e melhorar a administração da sua renda.
4 dicas de como eliminar gastos desnecessários
1. Faça uma lista de todos os seus gastos mensais
Papel e caneta na mão, vamos fazer uma lista! Anote todos os gastos em um papel. Ou se você preferir um método mais atual, baixe um desses aplicativos de controle orçamentário.
Uma planilha no Excel também pode ser uma boa saída. O importante mesmo, é você tomar nota de todos os pequenos gastos mensais.
Essa lista dará visibilidade do tamanho de seus gastos, que normalmente não condizem com sua renda.
2. Antes de realizar compras, faça uma lista
Sim, as listas são muito boas e auxiliam na hora planejar! Antes de ir ao mercado, ou qualquer outro centro de compras, tenha certeza do que você precisa comprar.
As lojas de departamentos, por exemplo, deixam produtos próximos aos caixas, itens de baixo valor e isso estimula muito o consumo não planejado.
É preciso ter atenção para reconhecer esses estímulos e evitá-los ao máximo, para alcançar seu objetivo final de economizar e não fazer gastos desnecessários.
3. Cuidado com o gastos no cartão de crédito
Você abusa do cartão de crédito? Sua fatura do mês faz sentido com a sua rende?
O cartão de crédito pode ser uma tentação. Ele não é necessariamente um inimigo, mas o use de forma inteligente e planejada. Veja se aquela compra parcelada faz sentido, se vale a pena guardar dinheiro e comprar à vista.
Fique de olho nas taxas de juros!
4. Faça planos
Quais são os seus objetivos de curto, médio e longo prazo? Quer viajar, ter estabilidade financeira, pagar a faculdade dos filhos?
Com seus objetivos em mente, fica mais fácil economizar. Com o dinheiro economizado, você pode realizar aquela viagem com a família, a troca do carro, ou até mesmo investir no mercado financeiro.
Realizar sonhos engavetados pode ser o estímulo que você precisava para começar a economizar e se planejar financeiramente.

Comece a investir
Educar-se financeiramente não é fácil. Afinal, será preciso mudar os hábitos e começar a entender a importância de controlar pequenos gastos.
Mas quando você evitar os gastos desnecessários, começara a juntar dinheiro, e então será possível fazer com que seus sonhos saiam do papel. Todas as listas e privações, não precisam ser em vão. Diminuir a saída com os amigos ou a pizza todo final de semana pode trazer benefícios bem maiores a você e sua família.
Quer aprender sobre investimentos, mas não sabe por onde começar? Confira esses artigos:
– Como funciona a previdência privada: TUDO o que você precisa saber!
– Investimentos para iniciantes: 4 dicas para começar hoje mesmo
-Investimentos em renda fixa são a melhor opção para você? Confira!