Investir o seu dinheiro para garantir um futuro mais confortável é uma atitude bastante inteligente. No entanto, a falta de experiência pode dificultar o alcance dos seus objetivos. É aí que se mostra a importância da gestão de investimentos.
Uma gestão especializada vai te ajudar a investir estrategicamente, visando resultados mais rentáveis. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura!
O que é gestão de investimentos?
A gestão de investimentos, também conhecida como gestão de portfólio ou gestão de fortuna, diz respeito ao serviço de gerenciamento da carteira de investimentos, visando o alcance dos objetivos previamente estabelecidos entre o investidor e o gestor.
Ela envolve o planejamento estratégico de curto e longo prazo, a compra e venda de ativos, análise de oportunidades, decisões de quando adquirir ou remover participação da carteira, tudo visando a multiplicação dos recursos do cliente.
Esse serviço é realizado pelo gestor de investimentos, um profissional com amplo conhecimento e experiência no mercado financeiro, além de possuir autorização da Comissão de Valores Mobiliários para o exercício da função.
Gestão de investimentos na prática: como funciona?
Quando tomamos a decisão de investir um recurso financeiro, o objetivo, claramente, é o de obter lucro. E as metas podem ser diversas, como a complementação da aposentadoria, compra de um imóvel, acumulação de patrimônio, entre outros.
A questão é que investir de forma efetiva para alcançar tais objetivos exige conhecimento e tempo para acompanhar as variações do mercado, as oportunidades que surgem, e para estabelecer as melhores estratégias. É aí que entra a gestão de investimentos feita por profissional ou empresa especializada.
O papel do gestor vai além da mera orientação ao cliente. Ele assume completamente o controle da carteira de investimentos, tomando decisões quanto às melhores estratégias para que os objetivos do investidor sejam alcançados ao final do período estabelecido.
Esse trabalho envolve administração dos ativos existentes, decisões acerca de quais ativos adquirir, monitoramento de investimentos, análise de demonstrações financeiras, formas de balancear a relação entre os riscos e o retorno esperado, entre outros.
Para o alcance da meta esperada pelo investidor, os gestores podem lidar com vários tipos de ativos financeiros, como ações, títulos de renda fixa, imóveis e commodities, ou ainda com o gerenciamento de ativos reais, como obras de arte e metais preciosos.
É importante lembrar que, além do objetivo estabelecido, o trabalho de gestão de investimentos levará em conta o perfil do cliente, ou seja, se se trata de um investidor conservador, moderado ou agressivo.
Leia também: Veja como calcular taxa de juros dos seus investimentos
Tipos de gestão de investimentos
Outra questão que orienta o trabalho de gestão de investimentos é o seu tipo, que pode ser ativa ou passiva. Entenda a seguir.
Gestão ativa
Na gestão ativa de investimentos, as carteiras não são estáticas, elas mudam periodicamente, pois o gestor está constantemente estudando o mercado, fazendo análises e aprimorando as estratégias, a fim de garantir retornos mais significativos para o cliente.
Esse tipo de serviço exige mais do gestor e sua equipe, por isso, normalmente, conta com custos mais altos, além de uma taxa de performance, uma espécie de bonificação por ter alcançado lucro acima do esperado.
Gestão passiva
Já no caso da gestão passiva, o objetivo do profissional é atingir um desempenho próximo ao índice de referência do fundo de investimento pré-estabelecido na estratégia acordada com o cliente.
Assim, as carteiras nesse tipo de gestão são estáticas, não havendo liberdade de busca por novas oportunidades e mudanças de rotas que possam proporcionar maiores retornos.
As taxas administrativas na gestão passiva costumam ser menores, quando comparadas com a gestão ativa, uma vez que exige menos do gestor.
Por que escolher investimentos com gestão especializada?
Contar com uma gestão de investimentos especializada traz várias vantagens em termos de comodidade e maior possibilidade de alcance de lucro sobre o dinheiro investido. Entre os benefícios, aqui destacamos quatro:
Conhecimento especializado
Não há nada que impeça uma pessoa, por mais leiga que seja, de estudar e aprender sobre o mercado financeiro para tomar as suas próprias decisões sobre investimentos. No entanto, essa pessoa precisaria consumir uma infinidade de conteúdos até estar apta a investir estrategicamente.
Contar com o conhecimento de um gestor especializado seria a melhor decisão a se tomar, para que os investimentos sejam mais efetivos e com menos riscos de perda de capital ao longo do processo.
Leia também: Investimentos para iniciantes: 4 dicas para começar hoje mesmo
Experiência do gestor
Outro ponto que conta muito na hora de investir, é a experiência. O conhecimento sobre o mercado é o fundamento, mas a prática traz surpresas que muitas vezes fogem à teoria.
O gestor experiente saberá muito bem como relacionar conhecimento e prática para escolher os melhores caminhos e mudar de rota no tempo oportuno, algo muito difícil de ser feito por quem nunca lidou com o mercado financeiro.
Obrigações tributárias
A declaração do imposto de renda, até mesmo para quem não tem ganhos além do salário, é algo que gera muitas dúvidas. Para o investidor, esse processo pode se tornar ainda mais complexo, pois envolve o mapeamento do custo de aquisição de ações, proventos recebidos e a declaração de cada ativo da carteira de investimentos.
Essa é uma preocupação que não acomete quem conta com uma gestão de investimentos especializada, já que o prestador do serviço transmite ao cliente todos os dados necessários à declaração do IR.
Tempo
Investir envolve muito tempo e disponibilidade. Seja para estudar o funcionamento do mercado e elaborar estratégias efetivas, seja para monitorar o investimento feito, a fim de não perder dinheiro e aproveitar as melhores oportunidades. Tempo que é cada vez mais escasso dentro de rotinas cada vez mais corridas na atualidade.
Ao contar com uma gestão de investimentos especializada, o cliente terá a certeza de que o seu investimento está em boas mãos, enquanto dedica o seu tempo ao que realmente importa, como o trabalho, a família e o lazer, por exemplo.
Como aproveitar os benefícios da gestão especializada com a previdência privada?
A previdência privada é hoje umas das melhores opções para quem deseja investir o seu dinheiro a longo prazo, a fim de acumular capital, construir patrimônio e obter uma aposentadoria complementar.
Entre as vantagens da previdência privada, está a gestão de investimentos especializada, que cria as melhores estratégias de acordo com o perfil e objetivos do investidor e seleciona os melhores ativos de investimento, visando maior rentabilidade.
Além da multiplicação do capital, outra vantagem desse tipo de investimento é que não há incidência de come-cotas (recolhimento adiantado do imposto de renda) e permite a dedução de até 12% sobre a renda bruta anual na declaração do IR, no caso do plano PGBL. Veja nosso vídeo sobre previdência privada:
Para começar a investir, é preciso escolher uma boa gestora, e a Saks é uma excelente opção.
Somos uma empresa com a expertise e a experiência necessárias para ajudar você a investir o seu dinheiro da forma mais rentável. Assim, você pode dedicar o seu tempo às outras demandas do dia a dia, com a tranquilidade de saber que o seu capital está sob boa gestão.
A Saks ainda oferece transparência e comodidade em todo o processo. Pelo App você realiza os aportes, acompanha e controla o investimento.
Quer mais facilidades? Os aportes podem ser feitos por meio de boleto, cartão de crédito e Pix. Bom, não é?
Gostaria de conhecer um pouco mais a Saks? Visite o nosso site. E se ainda restar dúvidas, fale com a gente pelo chat.