Confira o passo a passo de como acessar o informe de rendimentos pelo App Saks e incluir sua previdência privada na sua declaração de imposto de renda este ano.
Se você é investidor e tem o seu rico dinheirinho aplicado, é hora de ficar esperto: começou a época de fazer a declaração desses investimentos à Receita Federal. Isto garante que você esteja conforme as regras tributárias e não tenha dor de cabeça com o leão mais tarde.
A Saks nasceu pra descomplicar a previdência privada – e isso se estende na hora de declarar o seu dinheiro aplicado.
Se você está se preparando para fazer sua declaração de imposto de renda, provavelmente já ouviu falar sobre o Informe de Rendimentos.
Esse documento é fundamental para que você possa preencher sua declaração corretamente e evitar problemas com a Receita Federal.
Neste ano, vamos disponibilizar o seu informe de rendimentos diretamente pelo App Saks. A seguir, vamos mostrar o passo a passo de como acessá-lo e como você deve declarar a sua previdência privada este ano.
O que é o informe de Rendimentos?
O Informe de Rendimentos é um documento que reúne todas as informações referentes aos rendimentos de uma pessoa durante um determinado período, geralmente o ano calendário.
Quando o assunto é investimentos, essas sãos as informações que você deve se atentar:
- Identificação da fonte pagadora: o nome e CNPJ da instituição;
- Pessoa física beneficiária dos rendimentos: nome e CPF da pessoa que recebeu os rendimentos da instituição ou tem dinheiro nela. São os seus dados ou os dos seus dependentes, ou cônjuge, caso o informe seja deles;
- Rendimentos isentos e não tributáveis: são os rendimentos que não têm cobrança de Imposto de Renda;
- Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva: são os rendimentos que têm cobrança de Imposto de Renda;
- Bens e direitos: é o saldo do que você tem em conta, investimentos, etc.
Ao receber o Informe de Rendimentos, é importante conferir todas as informações e certificar-se de que os valores informados estão corretos.
Qualquer inconsistência pode gerar problemas com a Receita Federal e atrasar a restituição do Imposto de Renda, por isso é fundamental manter atenção aos detalhes.
Como acessar o seu Informe de Rendimentos pelo App Saks?
Para acessar o seu informe de rendimento pelo App Saks, você deve seguir o seguinte caminho:
- Abra o seu App da Saks
- Clique na foto do seu perfil (pode ter uma foto sua ou as iniciais do seu nome)
- Arraste as opções que ficam embaixo do seu nome para a esquerda, selecione “Informe de Rendimentos”.
- Clique em Baixar os documentos disponíveis.
- Pronto! O informe de rendimentos está salvo no seu celular.

Vale a pena ressaltar algumas questões:
- Você poderá ter mais de um documento de informe de rendimentos pelo App Saks, caso tenha mais de uma plano de previdência em duas seguradoras diferentes (Zurich, SulAmérica e Icatu)
- Caso você tenha começado o seu plano de previdência no ano de 2023, você precisará declará-lo apenas em 2024. Com isso você não terá nenhum documento disponível.
Passo a passo para declarar a previdência privada no imposto de renda
A previdência privada tem duas modalidades de planos previdenciários, o PGBL e o VGBL. Cada um deles possui características diferentes na hora de fazer a declaração do imposto de renda. Acompanhe a seguir como funciona a declaração nas duas modalidades de planos:
O primeiro passo é verificar se você usa o modelo de declaração simplificada ou completa. Lembrando que o indicado para aproveitar as vantagens do PGBL é fazer o modelo completo.
Pra realizar a declaração de imposto de renda, você precisa fazer o download da versão mais atualizada do programa “Meu Imposto de Renda”, que será liberado no dia 15 de março.
Agora vamos ver como fazer a declaração em cada plano.
No VGBL:
Deve ser declarado na seção “Bens e Direitos”, usando o grupo 99 “Outros Bens e Direitos” e o código “06 – VGBL – Vida Gerador de Benefícios Livres”. Lembrando que o valor a declarar é o total de contribuições e aportes realizados do início do plano até 31/12 do ano anterior, sem incluir a rentabilidade.
Você vai precisar do CNPJ da seguradora e deve preencher os campos com os dados do ano anterior conforme o informe de rendimentos da sua instituição financeira.
Veja como fazer isto, etapa por etapa, a seguir:
- Primeiramente, você deve iniciar uma nova declaração, ou importar e alterar outra já existente.
- Na tela de início clique na opção “Bens e Direitos”

3. Selecione o botão “Novo”, para incluir o seu plano de previdência.

4. Preencha os dados informados e clique em “OK”

Pronto! Você registrou a sua previdência privada na sua declaração de imposto de renda.
No PGBL:
Deve ser declarado na seção “Pagamentos Efetuados”, usando o código 36. Lembrando que o valor a declarar é o total feito de contribuições e aportes apenas durante o ano anterior, até o dia 31/12.
Lembre de acrescentar nesta mesma seção (“Pagamentos Efetuados”) outros gastos dedutíveis que você teve, como saúde, educação, por exemplo.
Você vai precisar do CNPJ da seguradora e deve preencher os campos com os dados do ano anterior conforme o informe de rendimentos da sua instituição financeira.
Veja como fazer isto, etapa por etapa, a seguir:
- Primeiramente, você deve iniciar uma nova declaração, ou importar e alterar outra já existente.
- Na tela de início clique na opção “Pagamentos Efetuados”

3. Selecione o botão “Novo”, para incluir o seu plano de previdência.

4. Preencha os dados e clique em “OK”

Pronto! Você registrou a sua previdência privada na sua declaração de imposto de renda.
Já em relação a tributação…
A tabela de tributação dos planos de previdência só precisa ser levada em consideração quando você resgata o dinheiro.
Na progressiva – declare os saques na aba “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”.
Na regressiva – declare na aba “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”, no código 6, “Rendimentos de Aplicação Financeira”.
Não se esqueça, preencha os campos de acordo com o seu plano de previdência privada!
Se certifique que tem todas as informações e tire suas dúvidas antes de começar a declarar. Temos certeza que você prefere não cutucar a onça, ou melhor, o Leão com vara curta.
Outra dica: se organize, não deixe para última hora e evite eventuais problemas. E se precisar, volte aqui para relembrar como fazer!
Leia também: Declaração de imposto de renda: boas práticas para não errar
E como funciona a declaração do resgate?
Se você está usufruindo dos benefícios da previdência privada ou já fez algum resgate do seu plano, é preciso prestar contas para a Receita Federal. Nesse caso, a declaração do Imposto de Renda precisa conter as quantias recebidas no ano anterior para a tributação ser aplicada de acordo com cada tabela.
Quem tem o plano PGBL precisa informar quais foram as contribuições e os resgates realizados ao longo do período da declaração. Já no plano VGBL, é preciso informar os resgates e o saldo na ficha “Bens e Direitos” do Imposto de Renda.
Se você faz a declaração no modelo regressivo, os rendimentos devem ser informados na ficha “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva“, através do código 6 (Rendimentos de aplicações financeiras). Mas se você usa a versão progressiva, os ganhos devem ser declarados na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”, através da indicação do CNPJ da fonte pagadora.
Saiba como a Saks pode te ajudar!
Viu só como declarar a previdência privada no imposto de renda não é um bicho de sete cabeças? Embora existam várias regras, a declaração não é assim tão complicada. Se você já tem um plano previdenciário, basta seguir todas as dicas até aqui para fazer a sua declaração corretamente.
Se você ainda não investe em previdência privada, comece agora seu investimento e invista no seu futuro. Essa é a melhor forma de construir patrimônio no Brasil. E a Saks pode te ajudar a colocar isso em prática de forma bem simples!
Baixe agora o App Saks no Google Play Store ou na Apple Store e confira os melhores fundos de previdência privada que selecionamos para você. O app é muito fácil de usar, em menos de 5 minutos você escolhe o plano ideal.
Você pode até investir com o cartão de crédito e pix. Ao investir com cartão de crédito, você escolhe o valor e a data de lançamento e todos os meses o investimento será feito automaticamente.
Com o pix, é bem parecido. Basta escolher a opção correspondente, o valor e a data e, todos os meses, uma chave pix será enviada para você automaticamente.
Veja o passo a passo:
Como investir via cartão de crédito? Tudo que você precisa saber
Previdência privada no Pix: ajude você lá na frente
Se precisar de ajuda, você pode contar com a nossa equipe de atendimento. Chame a Saks através do nosso chat.