Você tem inteligência financeira? Pelo menos já parou para pensar qual é a sua relação com o dinheiro?
Essa habilidade não está ligada a cálculos matemáticos, mas sim em como você está gerindo seus recursos. Economizar dinheiro, ter uma reserva de emergência, fazer investimentos, entre outras coisas, demonstram seu nível de inteligência.
Para que você entenda melhor o que é e como desenvolver esse conhecimento, preparamos este artigo sobre o assunto. Boa leitura!

O que é inteligência financeira?
Podemos dizer que inteligência financeira é a capacidade de tomar as melhores decisões em relação às finanças pessoais.
É aquela pessoa que sabe organizar o orçamento, poupar dinheiro, não gastar além do que ganha. Ou seja, lidar bem com dinheiro e ser estratégica.
Muitas vezes essa habilidade pode ser confundida com ter muito dinheiro, mas não se engane. Há pessoas que ganham mais e estão com as finanças mais desorganizadas do que quem tem menos recursos.
Independente da sua renda, ter uma organização financeira vai livrar você de muita dor de cabeça. Sem falar que é uma ótima forma de planejar o futuro.
Qual a importância de se desenvolver a inteligência financeira?
Quando você desenvolve a inteligência financeira, cria hábitos mais saudáveis e melhora sua relação com o dinheiro. Você administra melhor seus recursos e consegue tomar decisões inteligentes sobre como e onde o dinheiro será gasto.
A vida é muito dinâmica e há hora para tudo. Em alguns momentos você vai precisar cortar gastos para alcançar um objetivo. Para lá na frente poder desfrutar de, quem sabe, férias em família ou um carro novo.
Isso demonstra seu nível de inteligência. Saber gerir os recursos de forma que seus ganhos e gastos estejam equilibrados e o futuro esteja planejado.
Como desenvolver a inteligência financeira?
Sempre é tempo de aprender e a educação financeira ajuda muito aqueles que desejam desenvolver a inteligência financeira.
Agora que você já conhece o conceito, fica mais fácil compreender quais as áreas da sua vida financeira precisam de uma atenção especial.
Então, veja algumas atitudes que você pode ter para melhorar sua relação com o dinheiro.
Conheça sua realidade financeira atual
Às vezes, o orçamento está fora de controle e nem sabemos os gastos e as receitas mensais da família. Também pode ser que você nem tenha feito um orçamento ainda. Por isso, é importante tirar um tempinho para avaliar a sua situação financeira.
Para pensar no curto, médio e longo prazo é necessário saber onde você está e onde quer chegar.
Uma planilha de controle financeiro pode se tornar uma ótima aliada para isso. Você vai ver os resultados de conhecer bem suas finanças.
Evite os gastos desnecessários
Economizar é um grande desafio para muitas pessoas. Não se sinta só nesse barco, mas também não precisa permanecer onde está. Com ações simples, você consegue controlar seus gastos e evitar dívidas desnecessárias.
Depois que você fizer seu planejamento financeiro, vai ficar mais fácil dividir os recursos e garantir uma quantia para cada categoria. Afinal, ninguém precisa se privar daquilo que gosta.
Mas alguns cortes são essenciais para equilibrar o orçamento e ter dinheiro para todas as coisas que sua família precisa durante o mês. Por isso, cuidado com as compras por impulso. Análise antes de comprar e veja se cabe no orçamento.
Tenha metas e objetivos
Esse é um dos pontos fundamentais no desenvolvimento da inteligência financeira. Ter objetivos vai guiar muitas das suas decisões. O que você deseja para seu futuro financeiro?
Uma aposentadoria tranquila? Uma casa na praia, ou viajar pelo mundo? Seus objetivos podem ser menores, ou maiores, não importa.
Quando você usa o GPS tem que colocar um ponto de partida e outro de chegada, não é mesmo? Na vida financeira é a mesma coisa, depois de saber onde está, precisa definir onde quer chegar. Por isso, estabeleça metas!
Faça isso de forma realista. Nessas horas vale lembrar aquela frase típica de mãe: não se pode ter tudo.
Mas com planejamento você pode ter muito mais do que tem agora, o que nos leva ao próximo ponto.
Aprenda a investir
Como diria Paulinho da Viola, “dinheiro na mão é vendaval”, por isso, comece a fazer investimentos e coloque seu dinheiro para trabalhar por você. Aqui mesmo no blog da Saks, você vai aprender muito.
Conhecer seu perfil de investidor é um dos primeiros passos!
Saiba quanto você precisa investir por mês para se aposentar ganhando a renda desejada:
[simulador_aposentadoria_form_fields]
Quer saber mais sobre como investir e desenvolver sua inteligência financeira? Leia o artigo: O que é bem-estar financeiro e como atingir ele?