Investimentos em renda fixa são a melhor opção para você? Confira!

Investir seu dinheiro é uma excelente maneira de aumentar o patrimônio e ter uma vida mais confortável. E se tem uma coisa que buscamos mais do que conforto, é segurança.

Por isso, muitos procuram os investimentos de renda fixa para investir. Mas você já parou para pensar se esse tipo de aplicação combina com você?

Continue a leitura para saber mais sobre renda fixa e quais aplicações fazem parte dessa modalidade. Vamos lá?

investimentos em renda fixa

O que são investimentos de renda fixa?

Bom, vamos começar explicando um pouco o que são investimentos de renda fixa. Nesse tipo de aplicação, o investidor empresta dinheiro ao banco, governo ou a uma empresa. Em troca, recebe o valor emprestado com o acréscimo de juros.

Já o emissor usa o dinheiro para auxiliar no crescimento da instituição ou em projetos de desenvolvimento econômico, no caso do governo.

O cálculo de remuneração é conhecido na hora de investir, logo abaixo vamos explicar quais são os tipos de cálculo. Dessa forma, o investidor conhece as condições do investimento previamente.

Por isso, investimentos de renda fixa normalmente têm um risco menor, especialmente quando comparados com a renda variável, que tem aplicações mais imprevisíveis.

Geralmente, os investidores iniciantes optam pela renda fixa por ser um investimento mais seguro e estável.

E como fica o rendimento nos investimentos de renda fixa?

A rentabilidade vai depender do produto contratado, do emissor do título e das outras condições da contratação. 

O cálculo de remuneração pode ser feita de três formas:

– Pré-fixados: nesse caso, o investimento tem uma taxa de juros fixa e o investidor sabe qual será o retorno até o final da aplicação. Por exemplo, o rendimento será de 5% ao ano. Assim, você pode calcular quanto vai ganhar no futuro.

Pós-fixados: o cálculo de remuneração está atrelado a índices econômicos, como o CDI (Certificado de Depósito Interbancário), o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) ou a taxa Selic. 

Nesse caso,  o investidor não tem certeza do valor que vai receber, mas sabe como será calculado. 

– Híbridos: basicamente, é a mistura do pré e pós-fixado. Parte do rendimento vem de juros preestabelecidos, e a outra parte usa o índice de referência como base. 

Outro ponto importante é que alguns investimentos de renda fixa tem liquidez diária. Isso significa que você pode resgatar o dinheiro a qualquer momento. Assim, você pode usar o valor aplicado como reserva de emergência, por exemplo. 

Já em outros casos, você pode escolher um prazo de vencimento maior. Resgatar o dinheiro daqui a 2 anos, por exemplo. Nesse caso, o rendimento costuma ser maior.

Saiba qual é a melhor opção de investimento para garantir sua estabilidade financeira: investir em renda fixa ou em um fundo previdenciário de renda fixa?

Simulador Renda Fixa x Fundo Previdenciário de Renda Fixa

R$
% a.a.
Meses

Quais são os principais investimentos de renda fixa?

A poupança é o investimento de renda fixa mais conhecido no Brasil e ainda bastante utilizado. Mas, atualmente, a poupança rende menos que a inflação. Ou seja, mesmo investindo, seu dinheiro ainda perde poder de compra.

Nada interessante, né?
Por isso, bora conhecer outros investimentos para juntar dinheiro de forma rentável:

CDBs

Os Certificados de Depósito Bancário, mais conhecidos como CDBs. Ao aplicar nesse tipo de renda fixa, você estará emprestando dinheiro a um banco. 

As instituições emitem títulos de dívida para que os investidores possam comprar. Ele pode ser prefixado, pós-fixado ou híbrido.

No caso do pós-fixado, o índice econômico usado pode ser o CDI, por exemplo. Os CDBs contam ainda com a proteção do FGC, Fundo Garantidor de Crédito, o que aumenta a segurança da aplicação.

Quanto ao Imposto de Renda (IR), o rendimento usa a tabela de tributação regressiva dos investimentos em renda fixa como base: começa em 22,5% e conforme o tempo passa, chega até 15%.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um título de renda fixa emitido pelo Governo Federal. Esses são títulos emitidos pelo governo, ou seja, quem investe em títulos públicos está emprestando dinheiro ao governo. 

Conheça os tipos de Tesouro Direto:

– Tesouro prefixado;

– Tesouro prefixado com juros semestrais;

– Tesouro atrelado à Selic;

– Tesouro atrelado ao IPCA.

Debêntures

Esses títulos são emitidos por empresas privadas e negociados no mercado de capitais. O funcionamento é como dos outros títulos, a diferença principal é o emissor, já que no CDB são os bancos e no Tesouro Direto o governo. No caso das debêntures, o investidor empresta dinheiro para empresas financiarem projetos e atividades.

Os debêntures não são cobertos pelo FGC e geralmente usam a tabela regressiva para tributar o Imposto de Renda, a exceção são as chamadas debêntures incentivadas. Essas são isentas de IR. Para entender mais sobre esse investimento em renda fixa, leia o artigo: “Debêntures: o que são e por que incluir em sua carteira de investimentos”.

LCI e LCA

O LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e o LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são papéis emitidos por instituições financeiras, assim como os CDBs.

A diferença fica na utilização do dinheiro pelas instituições. Todo o valor arrecadado é direcionado para projetos especificamente voltados ao mercado imobiliário ou do agronegócio.

Os títulos LCI e LCA são isentos de imposto de renda.

investimentos conservador

Investimentos em renda fixa são a melhor opção para você?

Tudo vai depender do seu contexto, mas de forma geral diversificar sua carteira de investimento é a melhor forma de investir. Os títulos públicos, por exemplo, são bastante usados para compor a carteira de fundos de investimentos mais conservadores. 

Aliás, fundos de investimento de renda fixa são outra opção interessante!

Uma das principais vantagens da renda fixa é a previsibilidade, só que também acaba sendo uma desvantagem, isso porque por ser tão estável, pode não gerar um rendimento tão alto.

Por isso, faça um bom planejamento financeiro e avalie sua situação em relação às finanças. Os títulos de renda fixa são uma ótima opção para quem tem um perfil conservador. E portanto, baixa tolerância ao risco. Mas também pode fazer parte da carteira de investidores mais agressivos ou moderados, mas em uma proporção menor.

Está com dificuldade de guardar dinheiro para investir?

Não se preocupe, a Saks é uma Savetech, e uma Savetech faz justamente isso, ajuda as pessoas a juntar dinheiro e investir. Clique aqui para saber mais!

Se você gostou desse artigo, vale a pena ler:

Invista no seu futuro:
assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Continue lendo

Dicas de educação financeira para seu dinheiro render

Sempre é tempo de aprender a lidar com as finanças e descobrir os melhores caminhos para organizar a sua vida financeira e colocar o seu dinheiro para trabalhar em prol da realização dos seus sonhos. Saiba mais sobre educação financeira.

O que fazer com o dinheiro da hora extra?

O que fazer com o dinheiro da hora extra?

Apesar de ser um fator comum no mercado de trabalho, a hora extra ainda é um assunto que causa dúvidas em muita gente. Mas, não se preocupe! Aqui, além de resolver suas dúvidas, vamos te mostrar como você pode colocar o dinheiro da hora extra para trabalhar a favor do seu bolso!

Escanei o QR Code

Assine nossa Newsletter

Complete os campos abaixo para baixar nosso App