Melhores investimentos: faça o dinheiro trabalhar por você

Você quer começar a investir, mas ainda não está seguro em relação aos melhores investimentos para você? Nós vamos te ajudar nessa missão e te apresentar as principais opções disponíveis no mercado!

Por mais que seja um universo cada vez mais comum para muita gente, o mundo dos investimentos ainda traz um caminhão de dúvidas e inseguranças. Posso ser mais conservador ou devo ser mais agressivo? Qual é melhor: renda fixa ou renda variável? Corro muito risco de perder meu dinheiro? Quais são os melhores investimentos, afinal?

Para te ajudar nessa missão, preparamos este artigo sobre os melhores investimentos disponíveis para você. Além de conhecer os principais investimentos de renda fixa e renda variável, você terá a oportunidade de entender a importância de investir e saber o que você precisa levar em conta na hora de escolher onde aplicar seu dinheiro.

Acredite: você vai chegar ao final deste artigo pronto para fazer seu dinheiro trabalhar ao seu favor. Vamos conferir?

Por que investir o seu dinheiro?

A importância de investir seu dinheiro vai muito além de evitar os riscos de guardar dinheiro embaixo do colchão ou de sofrer as perdas de manter sua reserva financeira na poupança. Trata-se, na verdade, de uma forma para você se preparar para o seu futuro, assegurando qualidade de vida e segurança financeira no presente.

Se você ainda não tem certeza se deve mesmo investir o seu dinheiro, trouxemos algumas razões para te provar por que esse hábito precisa fazer parte da sua realidade o quanto antes.

Construa seu patrimônio

Investir é uma das formas mais seguras de construir patrimônio. Afinal, além de não deixar o seu dinheiro parado, ao investir você coloca ele para render. E, se você souber aplicar de maneira correta — acompanhando o movimento do mercado, diversificando sua carteira e contando com empresas de confiança para te ajudar nesse processo — seu dinheiro só tende a se valorizar.

Leia também: Como montar uma carteira de investimentos?

Tenha mais estabilidade financeira

Imagine enfrentar uma situação inesperada, que requer o desprendimento de recursos financeiros, sem ter uma reserva de emergência? É também por isso que investir o seu dinheiro é tão importante para você. E vale ressaltar que investimento não é só a longo prazo. Existem diversos tipos de aplicação financeira que permitem que você resgate o dinheiro investido a qualquer momento, assim como acontece com a Poupança.

Realize seus sonhos e de sua família

Pode até ser que dinheiro não traga felicidade, mas é inegável que ele é imprescindível para o alcance de metas e objetivos. Seja a compra da casa própria, uma viagem para o exterior, a faculdade do filho ou aquele procedimento estético tão desejado. Investir seu dinheiro é sinônimo de dedicar parte da sua renda para comprar pequenos momentos de alegria e realizar seus sonhos.

Mas onde, afinal, investir seu dinheiro? Antes de tomar essa decisão, você precisa entender o que são investimentos de renda fixa e investimentos de renda variável. Só assim você terá condições de escolher o que faz mais sentido para sua realidade e para seus objetivos.

Principais investimentos de renda fixa

Para pessoas com perfil mais conservador ou até mesmo para quem está começando a investir agora, os investimentos de renda fixa costumam ser uma ótima opção. Isso porque esse tipo de investimento garante a possibilidade de prever os ganhos, já que, como o próprio nome diz, a taxa de juros é fixa.

Quer saber quais são os principais investimentos de renda fixa?

CDBs

Os Certificados de Depósito Bancário são títulos de investimento emitidos pelos bancos. Na prática, é como se você emprestasse seu dinheiro para um banco (que precisa dele para assegurar as movimentações financeiras de todos os clientes) e recebesse seu dinheiro de volta, no tempo combinado, com o devido acréscimo de juros. A rentabilidade dos CDBs seguem a taxa de Depósitos Interbancários (taxa DI), que varia mensalmente.

Tesouro Direto

Esse tipo de investimento segue uma lógica parecida com os CDBs, mas ao invés de emprestar dinheiro para um banco, é como se você estivesse emprestando dinheiro para o governo federal. Trata-se de um investimento bastante seguro e uma ótima opção para iniciantes. A rentabilidade de títulos públicos do Tesouro Direto é determinada conforme a taxa de juros e os níveis de inflação da economia brasileira.

Debêntures

Também com uma dinâmica muito parecida em relação ao Tesouro Direto e ao CDB, as debêntures são uma espécie de empréstimo a empresas privadas. Investir em debêntures significa comprar títulos de dívidas emitidos por algumas companhias para captar recursos financeiros. Essa é uma boa opção para quem topa arriscar um pouco mais na hora de investir e busca diversificar a carteira de investimentos.

LCI e LCA

As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) são investimentos voltados para a captação de recursos para instituições financeiras que atuam nesses dois setores. O grande diferencial desse tipo de investimento é que os títulos são isentos de Imposto de Renda e, logo, quem opta por eles recebe o valor líquido dos rendimentos.

Leia também: Quais são os melhores investimentos a longo prazo para formar patrimônio?

Principais investimentos de renda variável

Por mais que investir em renda fixa seja mais conservador, os investimentos de renda variável tendem a garantir uma rentabilidade maior (que é uma compensação para o risco maior) e são ótimas alternativas para quem quer diversificar a carteira de investimentos e construir seu patrimônio.

Quer saber quais são os principais tipos de investimentos de renda variável?

Ações

Um tipo de investimento bem comum no mercado, as ações são negociadas pela bolsa de valores e representam uma parcela do capital de uma empresa. Ao comprar ações de uma organização, você se torna sócio da companhia e, além de ter chance de rentabilizar o investimento vendendo a ação por um valor maior do que você comprou, você garante renda com a distribuição dos lucros da empresa.

Fundo de ações

Esse é um tipo de investimento que permite que você compre ações de empresas, sem precisar negociar na bolsa de valores. Funciona assim: você compra uma ou quantas cotas desejar e deixa a gestão dos ativos sob a responsabilidade de um profissional responsável, que é o gestor do fundo. Os seus rendimentos serão proporcionais à sua participação no fundo.

ETFs

Os Exchange Traded Fund também são conhecidos como fundos de índice e são um tipo de fundo de investimentos que, diferentemente dos tradicionais, contam com diversas ações em único ativo. O diferencial desse tipo de investimento é a possibilidade de diversificar o risco na renda variável, já que, com um único investimento, você estará investindo em um pacote de ativos.

Câmbio

Investimentos em câmbio tratam-se de aplicações baseadas em moedas estrangeiras. Algumas das formas de fazer esse tipo de investimento são por meio dos fundos cambiais ou da compra de contratos de dólar negociados no pregão da bolsa de valores. A vantagem desse tipo de investimento é que o seu dinheiro não fica inteiramente refém da flutuação da economia brasileira.

Como escolher os melhores investimentos?

Com tantas opções disponíveis — e olha que as que apresentamos aqui são apenas algumas das existentes no mercado —, você pode ter dificuldade de avaliar quais são os melhores investimentos para você e decidir onde investir seu dinheiro. Mas, não se preocupe: existem alguns critérios que você precisa colocar na cabeça para acertar na hora de tomar a decisão.

Com qual objetivo você quer investir? Qual o tamanho do risco que você está disposto a correr? Em qual prazo você deseja começar a receber os rendimentos do seu investimento? O que você gostaria que seus investimentos proporcionassem à sua vida financeira? Essas são perguntas que você precisa responder para escolher os melhores investimentos para você.

Junte dinheiro todos os meses de forma automática com a previdência privada. No débito? Ou no boleto? Você decide. Saiba mais.

Previdência privada tem tudo o que você precisa

Se mesmo respondendo a essas perguntas, você ainda está na dúvida sobre qual investimento escolher, queremos dar uma dica mais prática e objetiva: a previdência privada é uma ótima opção de investimento!

Ao investir na previdência privada, você consegue mesclar seus investimentos entre renda fixa e renda variável e pode alcançar a menor alíquota do imposto de renda, que é de 10%, caso deixe seu dinheiro aplicado por um prazo maior. Mas, se você precisa ter acesso ao dinheiro em um prazo mais curto, sem problemas. A previdência privada também é para você.

A verdade é que esse tipo de investimento é uma ótima opção para quem quer poupar e investir, mesmo sem ter um conhecimento profundo sobre o mercado financeiro. Trata-se de um investimento simples, que pode ser gerido por uma instituição financeira de sua confiança. Saiba mais:

A Saks, por exemplo, é uma startup especializada em ajudar pessoas como você a poupar dinheiro e investir de um jeito mais simples e rentável. A empresa oferece diversos planos de previdência privada e facilita sua vida permitindo que você comece o seu investimento pelo próprio celular, por meio de um aplicativo feito para investidores.

Segurança, performance, praticidade e flexibilidade são os pilares da previdência privada da Saks, que vai te provar que investir seu dinheiro e fazê-lo trabalhar por você não precisa ser difícil, nem burocrático. Quer simular o seu plano de previdência privada? É só baixar o aplicativo da Saks (Google Play Store e Apple Store) e fazer isso em poucos minutos.

Se você gostou desse artigo, vale a pena ler:

Invista no seu futuro:
assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Continue lendo

Dicas de educação financeira para seu dinheiro render

Sempre é tempo de aprender a lidar com as finanças e descobrir os melhores caminhos para organizar a sua vida financeira e colocar o seu dinheiro para trabalhar em prol da realização dos seus sonhos. Saiba mais sobre educação financeira.

O que fazer com o dinheiro da hora extra?

O que fazer com o dinheiro da hora extra?

Apesar de ser um fator comum no mercado de trabalho, a hora extra ainda é um assunto que causa dúvidas em muita gente. Mas, não se preocupe! Aqui, além de resolver suas dúvidas, vamos te mostrar como você pode colocar o dinheiro da hora extra para trabalhar a favor do seu bolso!

Entenda o que é deflação e seu impacto na sociedade

Entenda o que é deflação e seu impacto na sociedade

A deflação é um fenômeno econômico que não costuma aparecer nos noticiários. Ele é o oposto da inflação, a alta generalizada dos preços. Mas será que essa variação é algo positivo para a economia? Descubra no artigo!

Escanei o QR Code

Assine nossa Newsletter

Complete os campos abaixo para baixar nosso App