Mindset financeiro: como aumentar seu patrimônio

A forma como sua mente funciona tem influenciado as suas decisões financeiras. E isso pode ser muito prejudicial ao seu futuro! Descubra por quê!

Lidar de forma saudável com as finanças não é uma tarefa fácil. E isso acontece porque são muitos fatores envolvidos na mesma equação: sua renda, suas crenças, sua criação. E tem mais um aspecto que muita gente costuma desconsiderar, mas que é fundamental na hora de falar sobre a nossa relação com o dinheiro: o mindset financeiro.

Mindset é um termo que entrou em todas as rodas de discussão do mundo corporativo nos últimos anos. Até então, ele está muito relacionado aos nossos comportamentos gerais como pessoa e como profissional. Mas, e quando o assunto é dinheiro?

Nas finanças, o mindset também é um fator muito importante e determina a sua forma de se relacionar com o tema. Quer aprender mais sobre o assunto e descobrir como o seu mindset financeiro tem influenciado suas escolhas e, muitas vezes, te impedido de realizar os seus sonhos? É só continuar a leitura!

O que é mindset financeiro?

Mindset é um termo que está relacionado à mentalidade. Mindset financeiro, portanto, diz respeito à sua mentalidade em relação a questões envolvendo as finanças. Trata-se do seu jeito de lidar com dinheiro, a partir das suas crenças, seus valores e dos princípios adquiridos ao longo da vida.

Falar sobre crenças, valores e questões similares é importante quando se fala de mindset, exatamente, porque o termo tem a ver com mentalidade programada. Ou seja, o mindset financeiro diz respeito a como a sua mente foi programada para lidar com as questões financeiras. E isso, claro, tem muito a ver com os ensinamentos aos quais você foi exposto.

O mindset é algo genuíno, que influencia nossas escolhas sem nem mesmo a gente perceber. E ele pode influenciar para o bem ou para o mal, claro. Mas, o mais importante é saber que é possível mudar o mindset e colocar a sua mentalidade para jogar a favor do seu bolso e do seu futuro financeiro.

Pense fora da caixa. Conheça a nova previdência privada. Na Saks a sua previdência privada rende por completo. Sem taxa de carregamento para atrasar os seus sonhos. Quero conhecer.

Como o mindset financeiro influencia nossas escolhas?

O que influencia suas escolhas na vida? Por mais racional que você seja e mais certas que sejam suas decisões, é inegável que todas elas são influenciadas pela forma como a sua mente funciona. E a lógica do mindset financeiro é exatamente a mesma!

Se você é uma pessoa preocupada com o futuro, por exemplo, provavelmente já investe ou está buscando caminhos para começar a investir. Se você se preocupa com a sua aposentadoria e com a sua condição financeira no momento em que você não tiver mais um salário mensal, provavelmente você sabe que investir em uma previdência privada é uma ótima escolha.

E o inverso também acontece. Pessoas que pensam apenas no presente e vivem como se não houvesse amanhã, dificilmente se preocupam em construir patrimônio ou se preparar para imprevistos financeiros, por exemplo. Pessoas que acham que só porque trabalham merecem gastar todo o dinheiro que ganham, provavelmente, não estão preocupadas com o que vai acontecer quando a renda mensal deixar de existir.

Mas, sabe o mais grave desse tipo de comportamento? É que a hora chega e a vida, um dia, cobra a conta de quem não tem um mindset financeiro favorável ao bolso.

Como o mindset financeiro é desenvolvido?

Saber que é possível e aprender como mudar o mindset financeiro é importante. Mas, antes disso, é preciso dar um passo atrás e entender como o mindset financeiro é desenvolvido. Sim, ele tem muito a ver com a criação que você teve na infância, mas não é só isso. 

Crenças

As crenças são os valores que adquirimos desde a primeira infância e, quando o assunto é mindset financeiro, estão muito relacionadas à criação que tivemos em relação ao dinheiro. Se você sempre ouviu seus pais falarem, por exemplo, que “só é rico quem nasceu em berço de ouro”, você provavelmente não acredita que é possível construir patrimônio por meio do seu trabalho e das suas decisões acertadas em relação aos investimentos.

E outro fator importante que precisamos considerar em relação às crenças financeiras é que elas não são adquiridas apenas em casa. Você pode desenvolver crenças a partir da convivência com os grupos sociais dos quais faz parte, incluindo os amigos, os colegas de trabalho e outras pessoas com quem você convive.

Pare e pense por um instante: quantas decisões financeiras você já tomou com base nas crenças que adquiriu ao longo da vida? Com essa reflexão, você vai perceber que isso acontece com bem mais frequência do que você imagina.

Leia também: Entenda qual é a relação entre autoestima e dinheiro

Personalidade

A personalidade é outro pilar importante do nosso mindset financeiro, afinal ela se refere à forma como você vê o mundo. Por mais que ela também seja influenciada pelas crenças e pela sua interação em determinados grupos sociais, a personalidade é individual e é fruto de características que dizem respeito apenas a você.

Se você é uma pessoa desconfiada e medrosa, por exemplo, pode ser que, na hora de investir, prefira investimentos mais conservadores e que ofereçam menos riscos. Se, por sua vez, você for uma pessoa extremamente otimista, pode ser que você tope arriscar um pouco mais, visto que você sempre acredita que as coisas vão dar certo.

Vieses comportamentais

Os vieses comportamentais influenciam nossas escolhas em várias áreas da vida e não é diferente quando o assunto são as finanças. Viés é uma espécie de atalho que a sua mente toma para tomar uma decisão com base nas informações que ela tem. E isso acontece porque os fatores envolvidos em uma decisão são muitos e levar todos eles em consideração tornaria o caminho muito longo. Por isso, a mente pega um atalho.

O problema é que, nesse curto caminho, sua mente pode deixar de levar em conta aspectos importantes e que vão influenciar, diretamente, no sucesso da sua escolha. Quer ver um exemplo relacionado à sua vida financeira?

A poupança é vista, por muita gente, como um investimento seguro e, portanto, a melhor escolha para quem não quer correr riscos. Só que nesse atalho de pensamento, sua mente deixa de considerar que existem investimentos tão seguros quanto a poupança que te trazem mais retorno financeiro e que, portanto, são opções melhores para quem quer investir sem correr riscos. A previdência privada é um ótimo exemplo disso.

Como mudar o mindset financeiro?

Agora é hora de saber como mudar seu mindset financeiro e programar sua mente para jogar a favor do seu bolso e do seu futuro com segurança e tranquilidade. Confira nossas dicas!

Desenvolva o autoconhecimento

O primeiro passo é saber qual é o seu mindset financeiro, e o único caminho para isso é o autoconhecimento. Procure conhecer, a fundo, suas crenças, seus valores e seus princípios e entender o que te leva a tomar decisões na vida. Tomar consciência disso é, sem dúvida, o primeiro passo para fazer diferente daqui para frente.

Conheça sua motivação

O que te motiva na vida? Essa é uma pergunta que você precisa responder com frequência para alinhar as suas decisões ao que, de fato, é importante para você. A sua motivação é o que vai definir quais são suas prioridades financeiras e vai ser o combustível para você seguir o caminho que te leva até aonde você quer chegar e conhecê-la é, portanto, garantir que você vai seguir firme nesse caminho.

Defina suas metas

O caminho que você vai seguir só vai fazer sentido se você souber aonde quer chegar. Por isso, a definição de metas é um passo fundamental para quem quer mudar o mindset financeiro e programar a mente para jogar mais a favor do bolso. Tenha clareza dos seus objetivos e defina metas específicas para que você possa se certificar, ao longo do caminho, que está indo na direção certa.

Tenha disciplina

Ninguém disse que mudar o mindset financeiro é fácil. A verdade é que essa mudança exige muito autoconhecimento e muita disciplina. Você precisa programar a sua mente para o que realmente é importante para você e seguir firme nos seus propósitos até que você alcance seus objetivos. Pode ser que a vontade de desistir apareça algumas vezes e é a disciplina que vai garantir que você não saia do seu foco.

Leia também: Motivação pessoal: como poupar e investir sem desanimar no caminho

Quais são os principais desafios para desenvolver um mindset financeiro positivo?

A essa altura, você já entendeu que desenvolver um mindset financeiro positivo é fundamental para a saúde das suas finanças. Mas, não pense que vai ser fácil. A verdade é que esse caminho para programar a sua mente contempla uma série de desafios, aos quais você precisa estar atento para garantir que eles não vão atrapalhar seus objetivos.

A procrastinação, por exemplo, é uma grande inimiga das nossas metas, em qualquer área da vida — e não é diferente em relação às finanças. Quando o assunto é dinheiro e o seu futuro, não pense que dá para deixar para depois e comece agora mesmo a colocar os seus planos em prática.

Outro desafio que você pode enfrentar, ao longo do caminho, é o imediatismo. Em sã consciência, nós sabemos que o retorno do que plantamos hoje não vai ser amanhã. Mas, ainda assim, muita gente pode acabar desistindo no meio do caminho por não ter paciência de esperar os retornos a longo prazo.

Falta de disciplina, ausência de objetivos claros e pouca visão de futuro também são obstáculos que você vai precisar superar se quiser desenvolver um mindset financeiro positivo. E ferramentas de finanças adequadas podem ajudar a tornar o caminho mais fácil

Mindset financeiro e investimentos: entenda essa relação

Uma coisa é fato: quem tem um mindset financeiro positivo se preocupa com o futuro e cuida das finanças hoje pensando no bem-estar e na tranquilidade de amanhã.

É por isso que não dá para falar de mindset financeiro sem falar de investimentos, afinal, investir é o melhor caminho para programar a sua mente em prol das suas finanças. Se você sabe, por exemplo, que quer ter um patrimônio X no prazo Y, inevitavelmente você vai precisar programar a sua mente para poupar um determinado valor do seu salário para que o objetivo seja alcançado.

E acredite: o melhor jeito de manter um mindset financeiro positivo é evitar preocupações na sua mente, que possam te tirar do seu foco. É por isso que a previdência privada se mostra como uma ótima opção de investimento, visto que ela oferece diversos benefícios para o investidor e é muito fácil de ser gerenciada. Ou seja, dá para investir sem se preocupar com os riscos ou com a complexidade de muitos investimentos.

A previdência privada, por exemplo, permite uma dedução de até 12% no Imposto de Renda e conta com uma portabilidade facilitada — você não vai ter dor de cabeça se quiser mudar o seu investimento para outra instituição financeira. A ausência do come-cotas e a facilidade de adesão são outras vantagens desse tipo de investimento que podem facilitar a manutenção do seu mindset financeiro positivo.

PGBL: Economize até 12% na declaração de imposto de renda. A única dedução em que você vai ter o dinheiro de volta. Quero economizar.

E quer saber mais? Para investir na previdência privada, você nem precisa se preocupar em pagar boletos, se não quiser. Você pode fazer seus aportes mensais via PIX ou por meio do cartão de crédito, o que facilita bastante a vida de quem quer investir, mas não tem tempo de ficar gerenciando o investimento.

Para ter acesso a esses benefícios, no entanto, você precisa escolher a Saks, primeira Savetech da América Latina, que está inovando no jeito de investir em previdência privada. Por meio do aplicativo da empresa (Play Store | Apple Store), você mesmo escolhe o seu plano de previdência e faz a adesão na hora, sem precisar falar com ninguém. Se tiver dúvidas ou quiser falar com alguém para se sentir mais seguro, no entanto, especialistas da Saks estão à sua disposição por meio do chat da empresa.

Acredite: o primeiro passo para desenvolver um mindset financeiro positivo é a vontade de reprogramar a mente em prol do bolso. E se você chegou até aqui, não temos dúvida que você está no caminho certo. Agora, é hora de partir para a ação e tomar decisões que vão te levar ao cumprimento dos seus objetivos e a realização dos seus sonhos. Conte com a Saks nessa missão!

Se você gostou desse artigo, vale a pena ler:

Invista no seu futuro:
assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Continue lendo

Dicas de educação financeira para seu dinheiro render

Sempre é tempo de aprender a lidar com as finanças e descobrir os melhores caminhos para organizar a sua vida financeira e colocar o seu dinheiro para trabalhar em prol da realização dos seus sonhos. Saiba mais sobre educação financeira.

Escanei o QR Code

Assine nossa Newsletter

Complete os campos abaixo para baixar nosso App