As dívidas são as maiores vilãs para quem quer ter organização financeira, elas comprometem o orçamento e trazem muito stress.
E para que você possa melhorar suas finanças e sair do vermelho, vamos mostrar o que é e como fazer o reescalonamento de dívidas.
Veja como é possível conseguir a redução do financiamento e também eliminar alguns juros!

O que é reescalonamento de dívidas?
Quem tem contas em aberto quer arrumar um jeito de pagá-las o mais rápido possível.
Um dos caminhos para conseguir isso é fazendo um reescalonamento de dívidas, que nada mais é que renegociar. E assim, conseguir diminuir o valor das parcelas, eliminar ou reduzir juros.
Essa é uma opção que algumas instituições financeiras oferecem para os inadimplentes quitarem débitos.
Mas você precisa entender como funciona para não fazer uma nova negociação e não conseguir honrar o compromisso novamente.
Por isso, invista em educação financeira para melhorar sua relação com o dinheiro. Todos os seus gastos precisam estar dentro do orçamento, para evitar ao máximo novas dívidas.
Como funciona o reescalonamento de dívidas?
Talvez você tenha perdido parte da renda, ou por outro motivo o orçamento ficou apertado e exista um financiamento em atraso.
Nesses casos, fazer o reescalonamento de dívidas pode ser a melhor saída. Mas você precisa entender que, geralmente, o valor não irá diminuir.
O que você consegue é suavizar as parcelas. Por exemplo, você fez um financiamento, mas não está conseguindo pagar todo mês porque o valor não cabe no orçamento.
A renegociação diminui o valor mensal do financiamento, mas isso vai acarretar no aumento do número de parcelas. Por isso, é necessário que você faça um planejamento financeiro. Manter as finanças pessoais organizadas faz toda a diferença nessa situação.
Outra coisa importante sobre o reescalonamento é que você pode fazer a solicitação junto a uma instituição financeira. E é a instituição que decide o que pode ou não aceitar.
Em casos de clientes que já estão com algumas parcelas em atraso, a própria instituição pode entrar em contato para fazer uma proposta.
Independentemente de quem partiu o interesse pela renegociação é preciso estar atento às condições da proposta. Lembre-se que como em qualquer outro negócio, cada instituição tem suas próprias regras.
Qual a função do reescalonamento de dívidas?
Podemos dizer que a principal função do reescalonamento de dívidas é evitar que você fique com saldo devedor alto.
Isso é importante para que você não perca crédito, e também para que a dívida não aumente a cada dia provocando o “efeito bola de neve”.
Além disso, com o orçamento comprometido você não consegue juntar dinheiro para alcançar outros objetivos.
Por isso, reforçando o que já falamos, o ideal é que você comece um planejamento financeiro. Para manter suas contas em ordem, saber onde precisa economizar, sobrar dinheiro para saldar dívidas e começar a investir.
Essas são algumas das coisas que você pode fazer para ter uma vida financeira saudável.
Então, podemos dizer que fazer essa renegociação permite que você dê uma respirada para “organizar a casa”.
Quais são as vantagens de fazer o reescalonamento de dívidas?
Apenas ter a tranquilidade dos boletos em dia já é uma grande vantagem. Mas não é a única.
Confira o que melhora na sua vida financeira fazendo o reescalonamento de dívidas!
1. Ter o nome limpo
Todo mundo quer estar em dia com o Serasa, né? E não é para menos. Ter um score baixo junto ao serviço de crédito pode impedir um financiamento, solicitar um cartão de crédito e até mesmo aumentar o limite.
Por isso, limpar o nome é muito importante para quem tem uma vida financeira ativa.
2. Ajuste de orçamento
Muitas vezes a razão das divídias. Seja por falta de planejamento das finanças, seja por um imprevisto.
Fazer a renegociação de dívidas pode ajudar na tarefa de manter o orçamento equilibrado.
3. Descontos
Quando você faz um empréstimo e não consegue pagar, os juros aumentam muito, e assim, quitar a dívida se torna um desafio ainda maior.
Mas fazendo o reescalonamento de dívidas você consegue negociar melhores condições de pagamento, honrar seus compromissos e sair do vermelho.
Esse passo garante mais crédito para caso precise de uma ajuda financeira e também alivia o orçamento.
Com o dinheiro que sobra você pode aproveitar para pagar outras dívidas ou poupar e investir. Imagina que ótimo sair do saldo negativo e colocar o dinheiro para render?!
No mais, tem que ficar de olho no contrato!
Ninguém quer sair perdendo em um negócio, e com as instituições financeiras não é diferente. Por isso, verifique os juros e tenha certeza de que vale a pena negociar.
Outro ponto é o prazo que irá aumentar, além de caber no orçamento mensal, é preciso considerar a extensão de tempo.
Como fazer o reescalonamento de dívidas?
Bom, tendo chegado até aqui você já deve ter percebido como fazer o reescalonamento de dívidas pode ajudar na quitação de suas dívidas. Tudo depende da sua situação e orçamento.
Você pode solicitar a nova negociação online. Essa é uma boa opção para quem gosta de usar a tecnologia para resolver as questões financeiras
Mas, quem preferir pode ir até a instituição financeira para resolver a questão.
E o mais importante, não faça novas dívidas! Invista em educação financeira, tenha um planejamento e invista no seu futuro.
A Saks está aqui para ajudar você a juntar dinheiro no longo prazo. Clique aqui para saber mais.