Savings: entenda por onde começar!

Descubra o que é savings, a importância de guardar dinheiro e veja dicas para começar a poupar e investir seu dinheiro pensando no futuro.

Savings é um termo novo, mas que possui um conceito bastante antigo, que é o de guardar dinheiro para aumentar o patrimônio e ter mais segurança financeira. Com o surgimento das Savetechs, como a Saks, o termo ficou em evidência e tem atraído a atenção de muitas pessoas.

A verdade é que para começar no mundo dos investimentos e dar um passo além na organização das finanças, é preciso saber como guardar seu dinheiro. A seguir, explicaremos detalhes de como funciona esse conceito e o que você precisa saber para começar. 

Vamos lá?

Você sabe o que é savings?

Savings é o ato de guardar dinheiro para proteger e aumentar seu patrimônio. Trata-se de uma prática que existe há muito tempo, você provavelmente já ouviu falar em pessoas que guardam dinheiro em investimentos, na poupança e até no colchão!

Em todo caso, savings é o ato de guardar pensando nos próximos 10, 20, 30 anos ou mais, é uma prática que visa o longo prazo. Por isso, quem começa um savings tem objetivos futuros, como aposentar com mais conforto, pagar a faculdade dos filhos, comprar um imóvel, ter um patrimônio, entre outros. 

Por que savings é importante?

Você conhece aquele ditado que “de grão em grão a galinha enche o papo”? Savings é basicamente isso, você guarda pouco a pouco para construir um patrimônio farto. Por mais que pareça difícil manter a disciplina e alcançar certos objetivos financeiros, o ato de guardar dinheiro traz muitos benefícios. Veja a seguir alguns deles:

Estabilidade financeira

O primeiro benefício é a estabilidade financeira. Todo mundo quer viver com mais tranquilidade e menos preocupações. O ato de guardar dinheiro proporciona esses benefícios, pois você sabe que seu patrimônio está protegido e aumentando à medida que você guarda mais dinheiro e investe corretamente. 

Realização de sonhos

Outro grande benefício do savings é a realização de sonhos. Afinal de contas, um dos objetivos que mais queremos alcançar ao construir patrimônio é a realização dos nossos sonhos. Ao guardar dinheiro, aumentar o patrimônio e conquistar a sua estabilidade financeira, você tem a oportunidade de comprar um imóvel, viajar para outro país, comprar um carro novo, entre outros desejos.

Segurança familiar

E não podemos nos esquecer da segurança familiar, que é outro benefício muito interessante do savings. Ao guardar dinheiro, é possível aumentar o patrimônio e proteger as finanças da família. Dessa forma, há uma maior garantia de que vocês terão o dinheiro necessário para viver uma vida confortável. 

Leia também: O que é cuidar do seu saving? Conheça a Saks e saiba como podemos ajudar

Por onde começar?

Para te ajudar a dar o primeiro passo no savings, nós trouxemos algumas dicas para proteger e aumentar seu patrimônio. Veja, a seguir, cada uma delas explicada em detalhes:

Organize suas receitas e despesas 

Comece organizando suas receitas e despesas do mês. É essencial ter esse controle para entender quanto de dinheiro entra e quanto de dinheiro é gasto. Isso permitirá descobrir o valor que sobra no mês, quais gastos podem ser evitados e, por último, quanto você poderá guardar mensalmente para manter seu objetivo de guardar dinheiro.

Evite gastos desnecessários

Outra dica é evitar gastos desnecessários. Se você quer guardar dinheiro, avalie todas as despesas realizadas e defina o que é necessário e o que é desnecessário. Tudo que puder ser cortado, pode somar na quantia que você guardará no mês. 

E como gastos desnecessários estamos nos referindo a tudo aquilo que não é planejado e que pode ser evitado, como pedir comida por aplicativo o tempo todo, sair para jantar fora quase todos os dias, pagar por serviços que você não usa, entre outros.

Guarde parte da sua receita

Agora chegou o momento de guardar o valor poupado durante todo o mês. Guarde parte da sua receita para cumprir seu objetivo de acumular patrimônio. É importante que você defina quanto será guardado mensalmente com base no seu orçamento. E é claro, se sobrar mais dinheiro, considere aumentar o valor que você guarda. 

Invista

Mas dinheiro parado não é a melhor forma de proteger e aumentar seu patrimônio. É preciso investir esse montante em opções seguras. Investimento é o mesmo que pensar no futuro, por isso, busque por opções de longo prazo, que vão render uma boa quantia daqui a 10, 20 ou 30 anos. Lembre-se, o tempo faz muita diferença na hora de escolher o seu investimento.

Por que investir é a melhor opção para savings?

Bom, agora que você já sabe como começar o seu savings, entenda que investir é a melhor opção porque permite proteger seu patrimônio contra a inflação. Deixar seu dinheiro parado na poupança é o mesmo que perder valor de compra, pois a inflação faz com que ele se desvalorize. 

Além disso, investir gera muitos benefícios, como aumento do seu patrimônio, proteção contra crises financeiras, com diversificação entre várias opções de ativos, etc.

Qual é a melhor opção de investimento para você?

E para te ajudar a investir com sabedoria, você deve procurar uma savetech, que é uma empresa que usa a tecnologia para simplificar o seu saving – estratégia para proteger e aumentar o patrimônio. 

As savetechs surgiram com a proposta de simplificar a estratégia de poupar dinheiro, oferecendo opções mais viáveis para proteger e aumentar o patrimônio. A Saks é a primeira savetech da América Latina e se orgulha em poder ajudar mais pessoas a conquistarem todos os benefícios de guardar dinheiro e acumular patrimônio.

Se você quer começar a poupar e investir com sabedoria, conheça a Saks e nossos planos de previdência privada. Esse é um dos investimentos mais indicados para quem pensa no longo prazo, como é o caso de quem deseja aumentar o patrimônio.  Saiba o que é a Saks:

Mais tecnologia e mais praticidade com a Saks

Na Saks, você pode alcançar o seu objetivo de guardar dinheiro e investir com segurança de forma muito simples. Baixando o nosso aplicativo, que está disponível na Apple Store e no Google Play Store, você pode escolher o melhor plano de previdência privada para você e começar a investir sem complicação. 

Com o nosso app você tem várias facilidades, como a possibilidade de fazer aportes com boleto, cartão de crédito e Pix. Aqui no blog, temos um conteúdo completo com dicas de como fazer aportes com cartão de crédito e outro com dicas para investir com Pix. E se você precisar de ajuda da nossa equipe, pode entrar em contato pelo nosso chat para tirar suas dúvidas.

Se você gostou desse artigo, vale a pena ler:

Invista no seu futuro:
assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Continue lendo

Dicas de educação financeira para seu dinheiro render

Sempre é tempo de aprender a lidar com as finanças e descobrir os melhores caminhos para organizar a sua vida financeira e colocar o seu dinheiro para trabalhar em prol da realização dos seus sonhos. Saiba mais sobre educação financeira.

Escanei o QR Code

Assine nossa Newsletter

Complete os campos abaixo para baixar nosso App